Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 2016 Escola de Verão de Astrobiologia “Volcanism, Plate Tectonics, Hydrothermal Vents and Life”

Amostragem de gases vulcânicos durante os trabalhos de campo nas Furnas do Enxofre (Terceira)

Enquadramento


​Este curso de verão em "Volcanism, Plate Tectonics, Hydrothermal Vents and Life”, que decorreu em Angra do Heroísmo na ilha Terceira, entre os dias 23 de agosto e 1 de setembro, foi organizado por Lurdes Dapcevicius da Universidade dos Açores e por Wolf Geppert da Universidade de Estocolmo, e co-organizado pelo European Astrobiology Campus e pelo COST Action Origins and Evolution of life in the Universe.
 
O curso contou com cerca de 34 participantes e visou dar uma introdução completa sobre a influência do vulcanismo, placas tectónicas e sobre fontes hidrotermais, inseridos num conjunto de palestras presenteadas por cerca de 12 cientistas e investigadores das várias áreas. O evento contou ainda com trabalho de campo na Furnas do Enxofre e nas grutas da Terra Mole e dos Principiantes, onde foram realizadas amostragens para posterior análise em laboratório. Este curso promoveu ainda excursões de campo a locais de interesse vulcanológico, como as grutas do Algar do Carvão e do Natal.
 
Os investigadores Adriano Pimentel, Fátima Viveiros e Teresa Ferreira do IVAR e do CIVISA integraram a equipa de docentes de várias nacionalidades. Adriano Pimentel lecionou duas aulas, uma das quais sobre tipos de erupções vulcânicas e outra sobre geologia nas áreas vulcânicas. A aula lecionada por Fátima Viveiros incidiu em grutas vulcânicas e campos fumarólicos dos Açores. Teresa Ferreira apresentou cinco aulas que focaram a história geológica dos Açores, o vulcanismo nos Açores, o vulcanismo na Terra, riscos vulcânicos e o vulcanismo na história da humanidade.
 
- Aulas lecionadas pelo investigador Adriano Pimentel:
Types of volcanic eruptions
Geology of volcanic areas
 
- Aulas lecionadas pela investigadora Fátima Viveiros:
Lava caves and fumarolic fields at the Azores
 
- Aulas lecionadas pela investigadora Teresa Ferreira:
Geological history of the Azores
Volcanism at the Azores
Volcanism on present Earth
Volcanic hazards
Volcanism and the history of mankind​​​

Anexos