Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 2016 EGU/CoE FORM-OSE Post-graduate Training School

Participantes do curso de formação especializada FORM-OSE, durante a saída de campo ao Vulcão do Fogo (Foto: CVARG)

Enquadramento


Este curso de formação especializada subordinado ao tema "Landslides and other Geological Hazards in Active Volcanic Environments", que decorreu na Universidade dos Açores (Ponta Delgada), entre os dias 4 e 9 de julho de 2016, foi organizado pelo European Centre on Geomorphological Hazards (CERG), pelo Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) e Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), e pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT).
 
 
O curso inseriu-se no programa de formação especializada do Conselho da Europa, FORM-OSE, cujo principal objetivo é promover a formação científica e tecnológica de excelência na Europa. O evento incidiu sobre os processos e as interações complexas entre movimentos de vertente e outros perigos geológicos em ambientes vulcânicos ativos.

 
Para o curso foram selecionados 30 estudantes de 17 nacionalidades, entre os quais o colaborador do IVAR Rui Silva, e o quadro de professores convidados foi composto por 20 cientistas/investigadores de relevo nas suas áreas de investigação/trabalho provenientes de 8 países europeus. O curso incluiu aulas teóricas e práticas, permitindo aos participantes familiarizarem-se com métodos de reconhecimento, monitorização e modelação de movimentos de vertente e de outros tipos de perigos geológicos. O evento promoveu ainda dois dias de trabalho de campo nos vulcões ativos das Furnas, Fogo e Sete Cidades. 

 
O evento teve, entre outros, o alto patrocínio e as chancelas do Conselho da Europa (CoE), da European Geosciences Union (EGU), a maior organização de Geocientistas da Europa, e da International Association on Geomorphology (IAG).

 
Os investigadores Rui Marques, Fátima Viveiros, José Pacheco, Nicolau Wallenstein, Gabriela Queiroz, João Luís Gaspar e Teresa Ferreira integraram o painel de professores convidados do curso:

 
- Aula lecionada pela investigadora Gabriela Queiroz​
Azores Archipelago an hazardous territory: setting, implications and monitoring

 
- Aulas lecionadas pelo investigador Rui Marques​
Empirical rainfall thresholds for landsliding activity: data processing, algorithm developing and validation
GIS-based earthquake susceptibility analysis: algorithm development and validation 

 
- Aula lecionada pelo investigador José Pacheco
Volcanic eruptions: types of volcanism, their implications to society and susceptibility analysis

 
- Aula lecionada pela investigadora Fátima Viveiros
Hydrothermal emissions and diffuse degassing processes on volcanic areas

 
- Field trips
Landslides and volcanism on the South Flank of Fogo and Furnas Volcanoes - Rui Marques, Fátima Viveiros, Nicolau Wallenstein e José Pacheco
Landslides and volcanism on the North Flank of Fogo and Sete Cidades Volcanoes - Rui Marques, Fátima Viveiros e Nicolau Wallenstein

 
O investigador Rui Marques integrou o Comité Científico e o Comité Organizador.
​​

Anexos