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Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
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 Geoquímica Ambiental e Saúde Pública

Conteúdo Programático


1. INTRODUÇÃO À GEOQUÍMICA AMBIENTAL
1.1. Sistemas ambientais globais; a geosfera, a hidrosfera, a atmosfera, a biosfera e a antroposfera
1.2. Exemplos de poluentes

 

2. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE QUÍMICA
2.1. A tabela periódica
2.2. Equilíbrio químico
2.3. Reações ácido-base
2.4. Reações redox

 

3. A GEOSFERA
3.1. A abundância dos elementos químicos
3.2. Alteração química e os solos
3.3. Recursos minerais e contaminações
3.4. Poluição vulcânica

 

4. A HIDROSFERA
4.1. O ciclo hidrológico

4.2. A interface Atmosfera-Oceano
4.3. Oceanografia química

 

5. A ATMOSFERA
5.1. Composição da atmosfera
5.2. Circulação atmosférica
5.3. A camada de ozono
5.4. Poluentes atmosféricos: chuvas ácidas, gases de efeito de estufa e alterações climáticas

 

6. A BIOSFERA
6.1. Ciclos Biogeoquímicos: Carbono, Enxofre e Azoto
6.2. Biodiversidade

 

7. RECURSOS ENERGÉTICOS
7.1. Combustíveis fósseis
7.2. Energias renováveis

 

8. GEOQUÍMICA E SAÚDE PÚBLICA
8.1. Geoquímica e Geologia Médica: toxicidade e riscos
8.2. Os casos do radão, flúor e metais tóxicos e emissões gasosas

8.3. Monitorização ambiental


Furnas, S. Miguel

Informação Adicional


Objetivos de Aprendizagem

  • Conhecer a interação entre os vários sistemas terrestres;
  • Reconhecer que os equilíbrios químicos atualmente existentes resultam de processos atuantes ao longo de períodos de tempo prolongados e que os mesmos são frágeis perante as atividades humanas;
  • Avaliar o papel das atividades naturais e humanas no Planeta e as medidas mitigadoras tecnologicamente exequíveis;
  • Avaliar os problemas ambientais e as soluções potenciais para mitigar os seus impactes;
  • Entender as questões relacionadas com a preservação ambiental tendo em consideração fatores como o crescimento populacional, o aumento do consumo dos recursos, o aumento da produção de resíduos;
  • Identificar os agentes poluentes e as atividades humanas que os produzem;
  • Identificar os agentes poluentes naturais;
  • Entender as questões relacionadas com a poluição ambiental (natural e humana) e a saúde pública;
  • Reconhecer a importância da disciplina para a sociedade em geral.

Anexos