Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Reuniões ► Internacionais

 

HEATSTORE 2nd Annual Meeting - Webinar
Webinar

26-05-2020
 
 


​A 2ª reunião anual do projeto Heatstore - High Temperature Underground Thermal Energy Storage da rede Geothermica Era-net decorreu no dia 26 de maio, através da internet. Este projeto tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de ferramentas e tecnologias que permitam o armazenamento de calor no subsolo. Para além da implementação de estruturas em áreas não vulcânicas, o projeto pretende testar modelos em áreas vulcânicas e de alta entalpia, como é o caso do arquipélago dos Açores.
 
O projeto, liderado pela instituição científica Holandesa (TNO – inovação para a vida), conta com 23 parceiros de nove países, estando Portugal representado pela Universidade dos Açores através do IVAR – Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos. O subprojeto português é financiado pelo Fundo Regional da Ciência e Tecnologia. A empresa EDA Renováveis S.A. participa no desenvolvimento do projeto como entidade colaboradora.
 
O subprojeto português pretende simular as condições subsuperficiais na área das Caldeiras da Ribeira Grande com base em dados de geoquímica. Para este fim, conta com investigadores do IVAR e da Universidade de Zurique (Suíça).
 
A reunião inicialmente tinha sido programada para decorrer na Dinamarca, mas devido à atual situação de pandemia, foi alterada para uma reunião virtual, que contou com cerca de 70 participantes.
 
Para informações adicionais: www.heatstore.eu
                                               www.ivar.azores.gov.pt/investigacao/projectos/Paginas/projeto-HEATSTORE.aspx

Anexos


Comité Científico


Comité Organizador


Coordenação


Unidades Científicas Operacionais