Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Missões

Elementos da equipa científica portuguesa

Missão oceanográfica ao Banco D. João de Castro
Banco D.João de Castro

25-07-2003
 
 


A missão oceanográfica ao banco D. João de Castro decorreu a bordo do submarino NR-1 com o apoio do navio "Carolyn Chouest”. Participaram neste missão cientistas norte-americanos, da Smithsonian Institution e do Naval Research Laboratory, e portugueses, da Universidade dos Açores e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

Foram executados dois mergulhos de 36 e 33 horas, nos dias 25 e 27 de Julho, respectivamente, na zona do Banco D. João de Castro, tendo-se efectuado estudo batimétrico da área e a marcação e estudo de algumas zonas do vulcão.

 

Nesta missão foram observadas estruturas de origem vulcânica com aspecto bastante jovem, algumas escarpas de falha e dois tipos distintos de paisagem, sendo uma dominada por superfícies suaves e regulares e outra marcada pela presença de grandes blocos de rochas.

 

Os dados preliminares analisados pelos membros da expedição parecem indicar a presença de fenómenos geológicos muito diversos, associados no tempo e no espaço, e podem vir a revelar-se de extrema importância para a compreensão dos processos submarinos que ocorrem na região, nomedamente no que se refere aos sismos, às erupções vulcânicas, aos movimentos de massa e aos tsunamis.

 

A profundidade máxima alcançada no decorrer dos trabalhos foi da ordem dos 900 metros e a visibilidade média situou-se próximo dos 30 metros.

 

 

 

Submarino NR-1

Anexos


Comité Científico


Comité Organizador


Coordenação


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais