Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Reuniões ► Regionais

 

Iodo e selénio no leite: ambiente e saúde
São Miguel

19-10-2017
 
20-10-2017


​O selénio e o iodo são micronutrientes envolvidos na biossíntese das hormonas da tiroide e no seu funcionamento. A carência nutricional destes oligoelementos está associada ao aumento do risco de desenvolvimento de doenças autoimunes da tiroide. Nesta última década têm sido reunidos esforços a nível europeu e nacional para melhorar o aporte diário de selénio e iodo. Contudo, estudos recentes mostraram existir ainda alguma carência na maioria da população dos Açores.

 

Uma vez que o leite é reconhecido como uma boa fonte de selénio e iodo e, ocupa uma posição importante na economia regional, pretende-se identificar / quantificar a influência das variáveis do ambiente vulcânico e suas implicações no teor destes elementos no leite. Isso terá um impacto positivo na saúde humana e pecuária e motivará a economia local.

 

O evento decorreu de 19 a 20 de outubro na Cooperativa do Bom Pastor e na Universidade dos Açores, e foi organizado pela Unileite e pela Universidade dos Açores. Reuniu investigadores e agentes do setor agrícola para debater a importância do iodo no leite, a relevância para a saúde dos consumidores e estratégias comerciais.

Anexos


Comité Científico


Coordenação


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais