Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 Introdução


Nota dos autores


Para a realização deste setor do portal, o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos reuniu um vasto conjunto de dados científicos produzidos por diversos autores, com o objetivo de dar a conhecer a todos os interessados um pouco do pouco que ainda se sabe sobre a história geológica dos Açores.

É um facto aceite que a maioria das teses de progressão na carreira e dos artigos científicos publicados em revistas da especialidade têm um público restrito, face quer ao tipo de linguagem técnica utilizada, quer à dificuldade de acesso à maioria dos documentos por parte do cidadão comum. Assim, a presente exposição pretende cobrir essa lacuna, resumindo o que se entendeu ser mais relevante divulgar para promover a cultura científica, mesmo correndo o risco de se omitirem alguns estudos e resultados não menos interessantes do que aqueles que se referenciam.

O trabalho agora apresentado foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos e constitui a base de um número especial da Revista Vulcânica que em breve estará disponível ao público.


 

Ana Rosa Medeiros, Teresa Ferreira, João Luís Gaspar e Gabriela Queiroz