Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
IVAR - Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores

Crise Sismovulcânica da Graciosa
Última hora:



Resumo


 
Na ilha de Graciosa individualizam-se as seguintes unidades vulcanológicas, da mais recente para a mais antiga:
 
 Idade
 Unidade Vulcanológica
Descrição
 
Complexo Vulcânico de Vitória – Vulcão Central

Unidade de Vitória
 A unidade de Vitória abrange os piroclastos e as escoadas lávicas de natureza basáltica (s.l.) que constituem a Plataforma Noroeste e que cobrem os sistemas vulcânicos mais antigos da parte central da ilha. Evidencia um vulcanismo essencialmente efusivo ou moderadamente explosivo, verificando-se que os produtos extruídos correspondem na sua maioria a basaltos e a havaítos.
 
Complexo Vulcânico de Vitória – Vulcão Central

Unidade do Vulcão Central
 A unidade do Vulcão Central é composta pelas escoadas lávicas e os depósitos vulcaniclásticos relacionados com os diferentes centros eruptivos situados na zona SE da ilha. Compreende diversos cones de tufos e de escórias e todos os produtos vulcânicos emitidos pelo Vulcão Central.
350000±40000 anos
Complexo Vulcânico da Serra Branca
 O complexo vulcânico da Serra Branca apresenta uma predominância de produtos vulcânicos mais evoluídos, incluindo espessas escoadas lávicas e numerosos depósitos vulcaniclásticos de natureza traquítica que evidenciam períodos de vulcanismo de carácter mais explosivo.
620000±120000 anos
Complexo Vulcânico da Serra das Fontes
 O complexo vulcânico da Serra das Fontes corresponde à unidade mais antiga da ilha Graciosa. Este complexo é constituído por uma sucessão de escoadas lávicas subaéreas de natureza basáltica (s.l.) indicativas de um vulcanismo primitivo de baixa explosividade.
 

Bibliografia Recomendada


FÉRAUD, G., KANEOKA, J. e ALLÈGRE, C. (1980) – K/Ar ages and stress pattern in the Azores: Geodynamic implications. Earth and Planetary Science Letters, 46, pp. 275-286.
 
GASPAR, J.L. (1996) – Ilha Graciosa (Açores): história vulcanológica e avaliação do hazard. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia especialidade de Vulcanologia, Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 261 p.