Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Bolsas de Doutoramento

Estação meteorológica (Povoação, S. Miguel)

Estudo de movimentos de vertente no concelho da Povoação (ilha de São Miguel, Açores): inventariação, caracterização e análise da susceptibilidade

Resumo


O presente projecto de doutoramento será desenvolvido no concelho da Povoação e tem por base três objectivos principais, mas complementares: (1) desenvolvimento de uma base de dados documental SQL para perigos geológicos, inserção de conteúdos e respectiva análise espácio-temporal; (2) concepção, desenvolvimento e validação de um sistema de aviso/alerta de movimentos de vertente, baseado limiares empíricos de precipitação com base em eventos passados; e (3) identificação das zonas susceptíveis à ocorrência de movimentos de vertente, recorrendo-se, para o efeito, a diferentes técnicas de modelação numérica probabilística (e.g. Valor Informativo, Weights of Evidence, Lógica Difusa e Regressão Logística), integradas num SIG.

 

Com este projecto procurar-se-á dar resposta às seguintes perguntas: Qual o real impacte que tiveram os movimentos de vertente desde o início do séc. XX e qual a sua importância relativamente aos outros perigos geológicos? Qual a distribuição espácio-temporal de eventos de índole hidro-geomorfológica?  Qual a relação entre os movimentos de vertente e a precipitação? Qual a taxa de predição de um sistema de aviso/alerta automático de movimentos de vertente baseado em modelos empíricos? Qual a melhor, ou melhores metodologias a aplicar para a análise da susceptibilidade à ocorrência de movimentos de vertente de base probabilística e quais as suas limitações, vantagens e desvantagens? Quais ao factores condicionantes que influenciam a ocorrência de movimentos de vertente e qual a sua importância relativa?  


Ficha de Projeto


Bolsa Doutoramento DRCT
Estudo de movimentos de vertente no concelho da Povoação (ilha de São Miguel, Açores): inventariação, caracterização e análise da susceptibilidade

Bolseiro: Rui Marques
Entidade financiadora: FRCT
Contrato nº: M3.1.2/F/021/2007
Progama: Plano Integrado para a Ciência e Tecnologia (PICT)
Sub-programa: Eixo 3.1 – “Bolsas de Investigação Científica e Tecnológica” do “Programa de Apoio à Formação Avançada (FORMAC)”
Duração: 2007 - 2011

Data de Início

 
Data de Encerramento

 

Anexos


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais