Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Europeus

 

VOLRISKMAC
Fortalecimiento de las capacidades de I+D+i para la monitorización de la actividad volcánica en la Macaronesia

Coordenador Científico


Pedro Hernández Pérez (INVOLCAN)

Investigador Responsável/IVAR


Resumo


​O projeto VOLRISKMAC tem como objetivo principal o reforço da capacidade de monitorização da atividade vulcânica, com a finalidade de melhorar o sistema de alerta precoce para erupções vulcânicas e crises sismovulcânicas, assim como a gestão de crises vulcânicas na Macaronésia.
 
Atualmente, o risco vulcânico na Macaronésia é maior do que há 50 anos atrás, devido a um maior desenvolvimento populacional e sócio-económico numa região exposta aos diversos perigos associados ao fenómeno vulcânico. Dado que este desenvolvimento continuará durante os próximos anos, o risco vulcânico na região será maior em 2050 do que nos dias que correm. Assim, torna-se crucial reforçar todos os meios capazes de contribuir para a redução do risco vulcânico na região, especialmente quando este é o principal risco natural diferenciador do resto de Espanha e Portugal Continental.
 
Como marco deste projeto, serão aplicadas as recomendações para a redução do risco vulcânico estabelecidas pela comunidade científica e política internacional, através da IAVCEI e da UNESCO, respetivamente. A vigilância e a gestão da emergência vulcânica são as ações mais eficazes para contribuir para a redução do risco vulcânico em zonas densamente povoadas, como é o caso da Macaronésia.
 
O âmbito geográfico de intervenção deste projeto serão os arquipélagos da Macaronésia: Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde. No arquipélago das Canárias, as atividades serão realizadas em Tenerife, La Palma, Lanzarote e El Hierro. Em Cabo Verde, estas atividades centrar-se-ão principalmente na ilha do Fogo. Nos Açores serão desenvolvidas na ilha de São Miguel.
​​

Outros Investigadores


​Nemesio Pérez (Agencia Insular de Energía de Tenerife), Gladys Rodríguez (ITER), Paulo Freitas (IP-RAM), Duarte Barreto (IP-RAM), Sónia Victória (Universidade de Cabo Verde), Sonia Calvari (INGV)

Outras Instituições


​Instituto Volcanologico de Canarias (INVOLCAN), Instituto Tecnológico y de Energías Renovables (ITER), Agencia Insular de Energía de Tenerife, Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IP-RAM), Universidade de Cabo Verde, Instituto Nacional de Geofísica y VolcanologÍa (INGV)

Ficha de Projeto


​​VOLRISKMAC
Fortalecimiento de las capacidades de I+D+i para la monitorización de la actividad volcánica en la Macaronesia
Referência: MAC/3.5b/124
Financiamento: UE
Programa: MAC 2014-2020
Sub-programa: Eixo 3 - Promover a adaptação às alterações climáticas e prevenção e gestão de riscos
Duração: 2017-2019 (36 meses; 01/01/2017 - 31/12/2019)
Prorrogação: 31 de dezembro de 2021
Total: 127.872,90€ (IVAR) / 302.599,41€ (CIVISA)

Data de Início

01-01-2017
Data de Encerramento

31-12-2021

Anexos


Unidades Científicas Operacionais