Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Recolha de amostras em Santa Maria (Foto: CVARG/CIVISA)
15-07-2014 16:00
Santa Maria
Recolha de amostras para caracterização de solos na ilha de Santa Maria

​Investigadores da Unidade Científica de Movimentos de Vertente e Cheias do CVARG/CIVISA efectuaram na ilha de Santa Maria, entre os dias 5 e 6 de Julho, a caracterização detalhada das sequências de depósitos existentes em vários locais afectados por movimentos de vertente e procederam à recolha de amostras de solo, nomeadamente na Praia Formosa, no Panasco e na Maia.


Segundo os investigadores Rui Marques e Paulo Pacheco, as amostras de solo foram recolhidas em diversos depósitos a diferentes profundidades e servirão de base a vários ensaios que serão realizados no Laboratório de Mecânica de Solos do CVARG/CIVISA. No essencial as amostras recolhidas apresentam uma elevada fracção argilosa e, como tal, características próprias muito particulares.


Os ensaios permitirão efectuar a caracterização física, mecânica e hidráulica dos materiais. Os resultados obtidos, para além de possibilitarem conhecer as características dos depósitos amostrados, serão posteriormente adicionados a uma base de dados visando o enriquecimento do conhecimento das propriedades físicas, mecânicas e hidráulicas dos solos que constituem as ilhas dos Açores.



Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas