Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Equipa de investigadores do CVARG (Foto: CVARG/CIVISA)
03-12-2015 16:20
Cabo Verde
Investigadores do CVARG participam em conferência internacional no âmbito do primeiro aniversário da erupção do Vulcão do Fogo (2014-2015) em Cabo Verde

​Os investigadores Gabriela Queiroz, Catarina Silva e Rui Marques do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG) participaram na conferência internacional intitulada "1st Conference of the 2014-15 Fogo eruption – International Meeting on Oceanic Island Volcanoes & Society". Este evento decorreu nas ilhas do Fogo e de Santiago (Cabo Verde), entre os dias 20 e 25 de novembro de 2015, e foi organizado conjuntamente pela Universidade de Cabo Verde, Observatório Vulcanológico de Cabo Verde, Ministério do Ensino Superior Ciência e Inovação de Cabo Verde, Serviço Nacional de Proteção Civil de Cabo Verde e pelo Instituto Vulcanológico das Canárias.

 

Os trabalhos técnico-científicos apresentados e discutidos na conferência focaram aspetos diretamente relacionados com a última erupção do Vulcão do Fogo, nomeadamente relacionados com o estudo específico da erupção e dos fenómenos associados ao vulcanismo, mas também com o planeamento de emergência e gestão do risco vulcânico em territórios insulares ativos. Para além destes, foram apresentados trabalhos sobre técnicas e procedimentos adotados noutras regiões, por forma a potenciar a troca de conhecimento e experiências entre técnicos e cientistas quer no que diz respeito à monitorização sismovulcânica, quer à mitigação dos riscos geológicos de forma multidisciplinar. Durante a conferência discutiram-se ainda aspetos relacionados com os benefícios da erupção a longo prazo nomeadamente para o turismo e economia local.

 

Os trabalhos apresentados pelos investigadores do CVARG versaram sobre o estudo de gases vulcânicos, nomeadamente na sua importância para a monitorização de sistemas vulcânicos ativos e para a saúde pública, e sobre a análise da suscetibilidade a movimentos de vertente como ferramenta fundamental para o melhoramento de políticas de ordenamento do território e planeamento de emergência.

 

Os participantes tiveram a oportunidade de visitar a caldeira do Vulcão do Fogo, o centro eruptivo e a escoada lávica formada durante a última erupção. Foi possível observar alguns fenómenos de vulcanismo secundário e visitar alguns locais afetados, nomeadamente as antigas localidades de Bangaeira e Portela. Houve ainda a oportunidade de dialogar com a população evacuada para a localidade de Achada Furna sobre os perigos vulcânicos e sobre o processo de integração nos locais para onde foram evacuados.



Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas