Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Biscoitos, Ilha Terceira (foto de António Araújo: http://antonioaraujo.pt/?p=4842)
16-12-2015 12:50
Açores
Agravamento do estado do tempo para os Açores

Apesar da acalmia do tempo que se faz sentir hoje, quarta-feira, no final da semana espera-se que o estado do tempo nos Açores volte a piorar.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) espera-se um agravamento do estado do tempo no arquipélago dos Açores para a quinta e sexta-feira. Este agravamento do tempo deve-se a uma depressão muito cavada a norte do grupo Ocidental, o que poderá provocar vento e agitação marítima. 

De acordo com a meteorologista do IPMA, Vanda Costa, a depressão em causa irá causar um aumento da intensidade do vento com rajadas na ordem dos 100 km/h, podendo atingir na sexta-feira 130km/h nos grupos Central e Ocidental. O grupo Oriental também poderá ser afetado com este agravamento do estado do tempo, embora com menos intensidade. 

Irá observar-se ainda um aumento significativo da agitação marítima, que se deverá iniciar de forma gradual na quinta-feira, pelo que no dia seguinte as ondas poderão alcançar os dez metros no grupo Ocidental e os sete a oito metros no grupo Central. 

Na passada segunda-feira as ilhas dos grupos Oriental e Central estiveram sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro devido ao mau tempo. As condições atmosféricas desfavoráveis provocaram, para além de estragos nas ruas e em habitações, um conjunto de quatro vítimas na ilha de São Miguel, entre elas uma vítima mortal e um total de 11 desalojados. Escolas, tribunais e serviços municipais foram encerrados e cerca de 1600 passageiros foram afetados com a suspensão dos voos. 


Fontes


Açoriano Oriental

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas