Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Imagem: Weather Underground
14-01-2016 12:20
Açores
Ciclone tropical Alex em direção aos Açores

​Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as ilhas do grupo Oriental estão hoje sob aviso laranja relativamente à chuva. A partir das 23:00 hora local, o alerta laranja entra em vigor para a agitação marítima e vento para o grupo Oriental, e para o vento, agitação marítima e precipitação para as ilhas do grupo Central.
 
A partir das 02:00 e 05:00 hora local do dia de amanhã, as ilhas destes grupos passam a estar sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, referente a precipitação e vento, respetivamente, com rajadas que poderão ultrapassar os 130 km/h.

O mau tempo previsto deve-se à passagem do ciclone tropical Alex, fenómeno, que segundo especialistas, é pouco comum formar-se no mês de Janeiro. Segundo a Meteorologista Vanda Costa, o ciclone estará sensivelmente a cerca de 1 260 quilómetros a sul-sudeste dos Açores, e deverá atravessar o arquipélago entre o grupo Central e o grupo Oriental a partir da noite de hoje, dia 14 de janeiro. 

O Alex é uma depressão cujos ventos podem atingir velocidades elevadas, que por norma pode vir acompanhada por precipitação, podendo então originar fenómenos extremos de chuva, de vento e de agitação marítima, pelo que também há a possibilidade da ocorrência de fenómenos associados, como movimentos de vertente e cheias.

Dado a sua raridade, e de acordo com o Centro Nacional de Furações (NHC) dos Estados Unidos da América, esta é apenas a quarta vez, desde 1851, que se forma um ciclone tropical no Atlântico Norte nesta época do ano.

Para situações como esta, a Proteção Civil aconselha à população a adoção de comportamentos adequados como desobstruir os sistemas de escoamento das águas e a retirada de inerentes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, bem como manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas e garantir uma adequada fixação de estruturas soltas.

O IPMA e a Proteção Civil açoriana sugerem o acompanhamento da evolução da situação meteorológica. 


Fontes


IPMA
Proteção Civil dos Açores
www.wunderground.com
Açoriano Oriental

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas