Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

Imagem: Weather Underground
02-09-2016 14:50
Arquipélago dos Açores
Furacão Gaston atinge ilhas do grupo Ocidental como tempestade tropical - atualização

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores mantém os níveis de alerta laranja para os grupos Ocidental e Central referente a vento, precipitação e agitação marítima.

Informou ainda que o furacão Gaston diminuiu de intensidade, encontrando-se já como tempestade tropical a cerca de 500 Km a oeste da ilha do Faial, com deslocamento para este a 24Km/h, devendo atingir o arquipélago a partir da tarde de hoje.

Assim, as ilhas do grupo ocidental estão sob aviso laranja até à meia-noite de hoje (dia 2), relativamente ao vento, à precipitação e agitação marítima, passando a aviso amarelo referente à precipitação e vento, no período entre da meia-noite e as 06:00 de amanhã (dia 3).

As ilhas do grupo Central estão sob aviso laranja referente ao vento no período das 18:00 horas de hoje (dia 2) e as 06:00 horas de amanhã (dia 3), e sob aviso amarelo referente à precipitação, agitação marítima e vento nos períodos das 21:00 horas de hoje (dia 2) e as 12:00 de amanhã (dia 3), das 18:00 horas de hoje (dia 2) e as 06:00 de amanhã (dia 3) e as 06:00 e as 12:00 horas de amanhã (dia 3) respetivamente.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a rajada máxima de vento registada até ao momento foi de 83 Km/h na ilha das Flores, adiantando que em breve poderá observar-se rajadas de vento na ordem dos 100 Km/h ou até mais nas duas ilhas do grupo Ocidental.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Corvo, ainda não chove, mas o céu já está muito encoberto e já se nota alguma diferença na agitação marítima, pelo que os pescadores e proprietários de barcos já os guardaram em locais seguros. 
​​


Fontes


SRPCBA
IPMA
TVI 24

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas