Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Outras

Azores Quake App
06-11-2019 19:15
Ponta Delgada
CIVISA disponibiliza gratuitamente aplicação móvel “Azores Quake”

No âmbito do projeto “QUAKEWATCH - Sistema de Informação e Vigilância Sísmica para Mitigação do Risco Sismovulcânico nos Açores”, financiado pelo Programa Operacional dos Açores 2020, através do Eixo Prioritário 5 - Alterações Climáticas e Gestão de Riscos, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), em parceria com o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores, disponibiliza gratuitamente, a partir de hoje, a aplicação móvel “Azores Quake”.

O Presidente da Direção do CIVISA, Rui Marques, referiu que o lançamento da aplicação “Azores Quake​” corresponde a mais um importante passo no caminho da inovação e desenvolvimento tecnológico que o CIVISA tem vindo a trilhar desde a sua criação em 2008. Com esta nova ferramenta pretende-se facilitar o acesso rápido à informação sísmica, de forma transversal a todos os setores da sociedade, e contribuir para uma sociedade cada vez mais informada, consciente e participativa.

A aplicação “Azores Quake​”, desenvolvida por investigadores do CIVISA/IVAR, está disponível nesta fase inicial para o sistema Android na Google Play Store. Das atuais funcionalidades da aplicação “Azores Quake” destacam-se: (i) a consulta da sismicidade registada nos Açores pela Rede de Monitorização Sísmica Permanente do CIVISA, (ii) a notificação automática da ocorrência de novos sismos, (iii) o acesso facilitado ao inquérito de macrossísmica, essencial à avaliação dos efeitos dos sismos, e (iv) a divulgação dos comunicados sismológicos.

O CIVISA destaca a funcionalidade da tecla “SENTIU UM SISMO?”, que permitirá a todos, de forma rápida e eficiente, aceder ao formulário do inquérito de macrossísmica e dar o seu contributo para a análise dos efeitos dos sismos nos Açores. Como tal, apela-se para a utilização desta funcionalidade em caso de sentirem um sismo.




​​​


Fontes


CIVISA/IVAR

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas