Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Ciência

 
09-11-2020 16:00
 
Projeto EUROVOLC disponibiliza primeiro Catálogo Europeu de Vulcões

Foi disponibilizado recentemente ao público em geral, uma versão preliminar do Catálogo Europeu de Vulcões.

 

Este Catálogo Europeu de Vulcões (ECV) é um dos principais produtos do projeto europeu EUROVOLC, e dá acesso a informações detalhadas sobre 47 vulcões que pertencem e/ou são monitorizados por países europeus.

 

Os Observatórios Vulcanológicos da Europa trabalharam em conjunto na recolha de dados, materiais, fontes, surgindo a ideia de criar um portal online, fácil de ser projetado para um público amplo.

 

A página web interativa (http://volcanoes.eurovolc.eu/ e http://volcanos.eurovolc.eu/) mostra também a localização de 72 vulcões ativos nos territórios em que se realiza esta monitorização, nomeadamente, em França, Grécia, Itália, Portugal e Espanha, e também Islândia.

 

Está disponível, de forma organizada e formatada, informações específicas sobre os perigos vulcânicos, enquadramento geológico e vulcanológico, atividade vulcânica histórica, que fornece ao utilizador/visualizador uma quantidade uniforme de detalhes entre diferentes vulcões/sistemas vulcânicos. Uma das secções é dedicada à pesquisa de informações especificas sobre erupções que contribuirão para a divulgação dos parâmetros eruptivos de uma determinada erupção.

 

Atualmente, são poucas as erupções disponíveis, no entanto, até ao final do projeto serão mais.

 

Cada capítulo, por vulcão, está disponível em inglês e no idioma local, ou seja, em francês, italiano, espanhol, islandês, grego e português.

 

O trabalho ainda não está concluído e, nesta fase, é muito importante obter o feedback do público (público em geral, alunos, professores, comunidade da aviação, investigadores, etc.) para permitir a implementação final antes do final do projeto, isto é, final de 2021.

 

Incentiva-se a todos a pesquisar no Catálogo e a deixar os seus comentários e feedback através do botão “Give us feedback”, ajudando a tornar o Catálogo Europeu de Vulcões uma fonte principal de informação sobre vulcões e os seus perigos dentro da comunidade europeia.

 

Os editores do Catálogo Europeu de Vulcões são Sara Barsotti (IMO), Bergrún Arna Óladóttir (UI, IMO) and Mauro A. Di Vito (INGV).

 

​​​


Fontes


EUROVOLC

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas