Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
11-05-2021 11:00
 
Investigadores do IVAR participam no congresso internacional virtual sobre geotermia

​Investigadores do IVAR da Universidade dos Açores participam no Congresso Geotérmico Mundial (WGC – World Geothermal Congress) que está a decorrer de forma virtual entre abril e outubro de 2021. O congresso, inicialmente programado para decorrer de forma presencial na Islândia em 2020, foi adiado e alterado para forma essencialmente virtual devido às restrições associadas à COVID-19.

Os investigadores do IVAR apresentaram hoje, dia 11 de maio de 2021, um trabalho sobre a utilização de dados geoquímicos para compreender e melhorar o potencial geotérmico de uma região, utilizando os Açores como caso de estudo. Este trabalho resulta das investigações efetuadas no âmbito do projeto europeu HEATSTORE – Geothermica Era net. Para além do financiamento comunitário, ao nível regional o projeto é financiado pelo Fundo Regional da Ciência e Tecnologia.

A apresentação oral foi efetuada numa sessão sobre geoquímica que contou com trabalhos de outras áreas geotérmicas, nomeadamente da Tailândia, Filipinas, Indonésia, Peru e Alemanha. Segundo Fátima Viveiros, a discussão levada a cabo após a apresentação virtual foi enriquecedora e demonstrou a relevância dos estudos de âmbito geoquímico não só para melhorar os modelos geotérmicos de uma área, e compreender o seu potencial, mas também para monitorizar as atividades em curso.


Fontes


Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas