Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
01-09-2021 10:45
Itália
Missão científica ao vulcão Etna para desenvolver estudos geoquímicos no âmbito do projeto MAGAT

Os investigadores Vittorio Zanon e Klaudia Cyrzan do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores, em colaboração com a investigadora italiana Rosa Anna Corsaro, do Istituto Nazionale di Geofisica e Vulcanologia (INGV), realizaram uma missão científica ao vulcão Etna (Itália), entre os dias 2 e 10 de agosto.

A missão ocorreu no âmbito do projeto de investigação MAGAT - “from MAGma to ATmosphere”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e teve como principal objetivo a amostragem de rochas piroclásticas das erupções de 1763, 1974 e 2002. Foram amostrados também vários depósitos piroclásticos das erupções da “Cratere de Sud Est”, ocorridas no mês de janeiro deste ano.

As amostras foram previamente avaliadas e tratadas nos laboratórios do INGV antes de serem enviadas para Ponta Delgada.

De acordo com Vittorio Zanon, investigador responsável do projeto, os dados que irão ser obtidos através do estudo detalhado das amostras permitirão uma melhor compreensão do processo de desgaseificação do magma do vulcão Etna a várias profundidades. Em última análise, pretende-se desenvolver e testar uma nova geração de sensores geoquímicos para monitorizar em tempo real a posição do magma em profundidade.

A fase pandémica que ainda perdura coloca grandes desafios ao desenvolvimento de missões no estrangeiro e a atividades de investigação colaborativas. Contudo, as medidas de segurança para o combate à disseminação da COVID-19 do INGV em Catânia mostraram-se eficazes e permitiram evitar novos atrasos no desenvolvimento do projeto.



Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas