Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Ciência

EUROVOLC citizen science tool for observations of volcanic events
03-09-2021 09:45
 
Projeto EUROVOLC disponibiliza ferramenta de ciência para observações de eventos vulcânicos para a população em geral

Hoje, dia 3 de setembro, foi disponibilizada a ferramenta de ciência EUROVOLC para eventos vulcânicos para a população em geral (EUROVOLC citizen science tool, https://eurovolc.bgs.ac.uk/).
 
Esta ferramenta consiste numa plataforma que permite comparar observações realizadas por pessoas que testemunharam fenómenos vulcânicos em vulcões europeus e noutros. A ferramenta permite-lhe contribuir com as suas próprias observações, bem como aceder às observações recolhidas através de outras ferramentas científicas para a população disponíveis em toda a Europa, incluindo myVolcano (British Geological Survey), relatórios de Dióxido de Enxofre (Iceland Met Office), e o questionário online do Osservatorio Vesuviano e Tefranet (INGV). Os utilizadores podem visualizar e descarregar os dados e filtrar por, por exemplo, data, localização geográfica, tipo de observação ou uma ferramenta de ciência para a população específica.

A ferramenta foi desenvolvida no âmbito do projeto European Network of Observatories and Research Infrastructures for Volcanology (EUROVOLC, https://eurovolc.eu/) com o objetivo de sensibilizar e partilhar dados sobre os perigos vulcânicos. Resultou de um grande esforço colaborativo de investigadores de toda a Europa (lista completa de colaboradores na página “About” em https://eurovolc.bgs.ac.uk/).



Fontes


EUROVOLC
IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas