Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

 
13-10-2021 17:00
Ponta Delgada
IVAR/CIVISA disponibilizam vídeos informativos apresentados na 4ª edição da Noite Europeia dos Vulcões

No âmbito da 4ª edição da Noite Europeia dos Vulcões, o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) produziram três vídeos informativos que disponibilizam ao público em geral.

O vídeo intitulado “Como monitorizar os vulcões dos Açores”, incide sobre o trabalho desenvolvido nas várias valências da Vulcanologia pelos cientistas do IVAR e do CIVISA, e releva a importância das redes de monitorização para detetar alterações nos sistemas vulcânicos em profundidade.

Atualmente, os vulcões dos Açores estão adormecidos, mas existem vários locais onde é possível inclusivamente observar manifestações de vulcanismo secundário. O vídeo “Visitar os vulcões dos Açores em segurança” pretende recordar quais os procedimentos a adotar durante visitas a áreas vulcânicas, nomeadamente a zonas de desgaseificação, grutas e/ou trilhos. A possível ocorrência de sismos ou de movimentos de vertente é também um dos aspetos a considerar e algumas sugestões fornecidas podem contribuir para diminuir o risco.

O vídeo “Como se preparar para uma erupção vulcânica” apresenta uma série de medidas preventivas a considerar em caso de uma emergência vulcânica.

Neste sentido, a partir deste momento, o IVAR/CIVISA disponibilizam de forma gratuita a todos os interessados, os vídeos informativos apresentados no dia 1 de outubro de 2021.



Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas