Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Outras

 
20-10-2021 17:45
São Jorge
CIVISA participa em exercício de proteção civil TOURO 2021

O exercício TOURO 2021, o maior organizado anualmente pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), terá inicio no próximo dia 22 de outubro, sexta-feira, na ilha de São Jorge, estando envolvidos de forma direta e indireta cerca de 200 participantes, entre operacionais, entidades e figurantes.

No âmbito do exercício está a ser testada a eficiência, rapidez e resposta dos diferentes agentes de Proteção Civil e entidades com especial dever de colaboração, assim como a sua coordenação e desempenho em situações de acidente grave ou catástrofe. Serão testados também os Planos Municipais de Emergência dos concelhos envolvidos, a Rede Integrada de Telecomunicações de Emergência da região, bem como treinados os efetivos dos corpos de bombeiros das ilhas do grupo central, os operacionais do SRPCBA e entidades envolvidas.

Na edição deste ano será simulada um cenário de aviso meteorológico de nível vermelho para precipitação nas ilhas do grupo Central, com predominância para a ilha de São Jorge. O exercício decorrerá durante 72 horas, desenvolvendo-se no segundo dia (sábado) na modalidade de LIVEX. As ocorrências serão conduzidas como se fossem situações reais, com movimentação de meios no terreno durante 24 horas.

Serão simulados diversos incidentes, pedidos de socorro de cidadãos e situações de habitações inundadas, estradas obstruídas, populações isoladas e desaparecidos.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), em colaboração com o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), participa ativamente no exercício, dando apoio técnico e científico ao SRPCBA na tomada de decisão. Ao longo do exercício será disponibilizada informação muito diversa, nomeadamente dados provenientes das redes de monitorização permanentes do CIVISA e informação georreferenciada referente à suscetibilidade a movimentos de vertente na ilha de São Jorge. Serão também enviados técnicos e cientistas à ilha de São Jorge.

Participarão igualmente no exercício os nove corpos de bombeiros do Grupo Central, as direções regionais da Saúde, da Habitação, do Ambiente e Alterações Climáticas, dos Assuntos do Mar, dos Recursos Florestais, das Obras Públicas e Transportes Terrestres e do Turismo, o Laboratório Regional de Engenharia Civil, o Instituto de Segurança Social dos Açores, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O exercício envolve ainda as câmaras municipais de Velas e de Calheta, o Comando Operacional dos Açores, através dos seus diferentes ramos e valências, a Autoridade Marítima, através da Capitania do Porto da Horta (Faial), Associações de Radioamadores, PSP e Cruz Vermelha. Estará também presente um grupo de observadores, constituído por elementos do comando dos corpos de bombeiros dos Grupos Oriental (São Miguel e Santa Maria) e Ocidental (Flores e Corvo).
 


Fontes


CIVISA/IVAR
SRPCBA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas