Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Outras

 
04-11-2021 11:40
 
Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami

No dia 5 de novembro celebra-se o Dia Mundial de Consciencialização sobre Tsunamis, com vista a incentivar uma tomada de consciência global sobre tsunamis e riscos associados, a redução dos seus impactos e a preparação das populações para o caso da ocorrência de um evento deste tipo. Atendendo a que Portugal apresenta um risco significativo dada a sua proximidade da fronteira de placa Africa/Eurásia, e dado que tivemos um sismo e tsunami altamente destrutivo em 1755, é importante aumentar a consciencialização da população em geral, e dos mais jovens em particular, para este tipo de eventos.
 
Nesse sentido, o Grupo de Trabalho sobre Investigação, Monitorização e Alerta Precoce de Tsunamis (GT-IMAT), do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO), está a promover a difusão de um folheto, preparado pelo Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU), que inclui informação sobre o que são tsunamis e o respetivo risco para Portugal, assim como informação útil sobre sinais precoces e o que fazer antes, durante e após um evento deste tipo.

Veja aqui ​as iniciativas da Comissão Oceanográfica Intergovernamental dUNESCO​.​




Nota: No folheto, a imagem ilustrativa de uma avalanche de lama (mud flow) corresponde, na realidade, a escoadas piroclásticas produzidas pelo vulcão Soufriére Hills (ilha de Montserrat). Este produto vulcânico, tal como as escoadas de lama, também pode gerar tsunamis.
 

​​​​


Fontes


GT-IMAT - Grupo de Trabalho sobre Investigação, Monitorização e Alerta Precoce de Tsunamis

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas