Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Imagem: INGV in VolcanoDiscovery
22-11-2021 10:00
Vulcano
Ilha de Vulcano aumenta nível de alerta devido ao incremento da emissão de gases vulcânicos

O governo Siciliano aumentou o nível de alerta de “amarelo” para “laranja” na ilha de Vulcano devido à deteção de altas concentrações de sulfureto de hidrogénio (H2S) no Porto di Levante, zona mais populosa da ilha. Nesta zona, as autoridades evacuaram cerca de 250 pessoas e restringiram o acesso à mesma. 

O governo vai ainda declarar estado de crise e emergência regional, a fim de serem tomadas uma série de medidas que visam proteger a população potencialmente ameaçada pelos perigos vulcânicos, como explosões ou aumento das emissões de gases.

Nas últimas semanas a área de monitorização aumentou significativamente, tendo sido expandida para fora dos limites do vulcão. 


​​​​​


Fontes


VolcanoDiscovery

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


quarta-feira, 6 de Outubro de 2021
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) informou que foi detetada atividade fumarólica na cratera do vulcão Vulcano, nas ilhas Eólias, Itália. A atividade está associada ao aumento da temperatura e de emissão de dióxido de enxofre (SO2) e de dióxido de carbono (CO2). Tem sido registado também alguma sismicidade e deformação, o que segundo Marco Pistolesi, professor de vulcanologia da Universidade de Pisa, não é...