Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Imagem: RTP-Açores
19-01-2022 13:00
Açores
Precipitação forte provoca estragos nas ilhas de S. Miguel e Terceira

No dia 18 de janeiro, uma depressão com perturbações frontais associadas provocou, em todo o arquipélago dos Açores, precipitação forte, tendo o IPMA emitido alerta laranja para os grupos Oriental e Central e alerta amarelo para o grupo Ocidental.

A precipitação contínua e intensa na ilha de S. Miguel provocou, segundo a nota informativa divulgada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), 15 ocorrências, 12 das quais no concelho de Ponta Delgada, nomeadamente nas freguesias de Arrifes, Remédios, Fajã de Cima, Fajã de Baixo, S. Sebastião, Livramento, Feteiras, Capelas e S. Pedro, e três ocorrências no concelho da Ribeira Grande. Todas as ocorrências estão relacionadas com inundações em habitações e vias. 

Segundo o IPMA, foram registados os maiores valores de precipitação entre as 15h e as 16 h do dia 18 de janeiro, nas estações do Nordeste e Ponta Delgada, tendo sido registado naquela hora 12,5 l/m2 e 12,1 l/m2, respetivamente. 

Conforme a mesma nota informativa do SRPCBA, na ilha Terceira foram registadas nove ocorrências, sendo sete no concelho da Praia da Vitória e duas no concelho de Angra do Heroísmo. As ocorrências dizem respeito também a inundações de habitações e vias.

No concelho da Praia da Vitória, os leitos de algumas ribeiras transbordaram, tendo inundado vias e alguns terrenos contíguos às mesmas, sendo as freguesias mais afetadas São Brás e Fontinhas e a localidade da Casa da Ribeira, pertencente à freguesia de Santa Cruz. No concelho de Angra do Heroísmo, nomeadamente na freguesia de São Sebastião, foi necessário realojar uma família devido à inundação da sua habitação. 

No terreno estiveram sob a coordenação do SRPCBA, os bombeiros, a Direção Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres, os Serviços Municipais de Proteção Civil e a Polícia de Segurança Pública. 


Fontes


SRPCBA

IPMA

RTP- Açores

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas