Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

Fonte: LUSA
08-08-2022 15:20
Terceira, Faial e Pico
Precipitação forte provoca nove ocorrências nas ilhas Terceira, Faial e Pico

Na passada sexta-feira, dia 5 de agosto, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) lançou um alerta para a possibilidade de ocorrência de chuva forte nas nove ilhas do arquipélago durante o fim de semana. 

O alerta surge na sequência dos avisos feitos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou toda a região sob aviso amarelo para precipitação, por vezes forte, com possibilidade de ocorrência de trovoada, até às 00:00 de domingo (hora local), e aviso laranja para o grupo central no domingo, das 00:44 até às 09:00.  A precipitação gerada é o resultado da influência de uma superfície frontal, com ondulações e fraca atividade, associada a uma depressão pouco cavada, mas que tem gerado grande instabilidade atmosférica.

Segundo o SRPCBA, na sequência do cenário de meteorologia adversa, foram registadas diversas ocorrências durante a noite de sábado (06/08/2022), nomeadamente inundações de vias, um incêndio habitacional e uma ocorrência multivítimas que terá provocado 11 feridos (dos quais sete ligeiros e quatro graves), tendo sido cinco encaminhados para o Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira e seis para o Centro de Saúde da Praia da Vitória.

Desde as 00:00 do dia de ontem (07/08/2022) até às 12:44 do próprio dia foram registadas nove ocorrências nas ilhas Terceira, Faial e Pico. A maior parte das ocorrências reportadas está relacionada com inundações de habitações e de vias. Duas das ocorrências estão relacionadas com a queda de raios, uma que atingiu uma habitação em Vila Nova, ilha Terceira, responsável pelos 11 feridos, e outro na ilha do Faial, que provocou danos de pequenas dimensões. 
 


Fontes


CNN
RTP
SRPCBA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas