Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Foto: DR in CNN
09-11-2022 22:40
Lisboa
Mau tempo na região de Lisboa provoca inundações e quedas de árvores

O mau tempo que se fez sentir no dia de ontem, 8 de novembro, em Portugal continental, provocou inundações e corte de vias na cidade de Lisboa. Até ao momento não há registo de feridos nem desalojados, apenas de danos materiais. 

Segundo a Proteção Civil, foram registadas 229 ocorrências relacionadas com o estado do tempo, entre as 12:00 e as 22:00 UTC de terça-feira, maioritariamente relacionadas com inundações e quedas de árvores. De acordo com a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil, Margarida Castro Martins, às 22 horas de ontem ainda estavam 25 ocorrências ativas, e no dia de hoje ainda estiveram em curso alguns trabalhos de limpeza e remoção de destroços, nomeadamente de árvores de grande porte, que têm de ser cortadas e removidas posteriormente. Em resultado das quedas de árvores, pelo menos 25 viaturas em Alcântara sofreram danos. O vento forte fez com que o telhado do Banco Alimentar contra a Fome tivesse sido afetado e arrastado.

Das ocorrências registadas, 82 foram referentes a inundações, 51 em espaços privados e 31 em espaços públicos, e 27 quedas de árvores, tendo afetado, maioritariamente, as freguesias de Alcântara (33 situações), Alvalade (30), Estrela (28) e Avenidas Novas (28).

Segundo Margarida Castro Martins, tratou-se de um fenómeno extremo inesperado, não previsto pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), tendo consistido num pico de precipitação, acompanhado por ventos fortes, entre as 13:00 e 14:00, e culminado com um tornado na zona de Alcântara. As inundações registadas deveram-se ao pico de precipitação, que provocou um fluxo anormal de água, tendo como consequência o levantamento de muitas tampas de escoamento de água, em simultâneo com a maré alta.

De acordo com o IPMA, o tornado de fraca intensidade observado tratou-se de “uma supercélula, que passou com bastante atividade e fez um movimento rotacional que terá resultado na imagem semelhante a um funil”. Este fenómeno de vento extremo teve curta duração.

A Proteção Civil alertou na passada segunda-feira, para a possibilidade de chuva e vento durante o dia de ontem, com a possibilidade de ocorrência de cheias, inundações e movimentos de vertente, principalmente nas regiões do Centro e Norte.


  
Foto: Twitter @Paulo_migc in Expresso






Fontes


CNN
Expresso

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas