Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Foto: Nepal Army/Reuters in CNN
11-11-2022 10:50
Nepal
Nepal ocidental atingido por sismo de magnitude 5,6

​Um sismo de magnitude 5,6 atingiu no passado dia 9 de novembro, o oeste do Nepal. De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o epicentro localizou-se na zona Seti, a 21 km a E de Dipayal, um município do distrito de Doti (extremo oeste do Nepal), a uma profundidade de aproximadamente 15,7 km.

De acordo com a informação disponível até ao momento, pelo menos seis pessoas perderam a vida e cinco ficaram feridas no município rural de Purbichauki (distrito de Doti). Três casas ficaram totalmente destruídas. As operações de busca e resgate continuam a decorrer, tendo sido providenciado tratamento imediato e adequado aos feridos e às vítimas nas áreas afetadas.

O sismo foi sentido numa vasta área, até à capital Nova Déhli, tendo durado cerca de 10 segundos. As autoridades não esperam um número elevado de vítimas, uma vez que o epicentro se localiza numa área escassamente povoada, ao largo do Parque Nacional Khaptad.

Em 2015, um sismo de magnitude 7,8 atingiu o Nepal, tirando a vida a quase 9000 pessoas e destruindo casas e edifícios. O país localiza-se na zona de convergência entre as placas tectónicas Eurásia e Indiana, criando os Himalaias e o planalto Tibetano, tornando o Nepal um país vulnerável à ocorrência de sismos.
​​


Fontes


USGS
CNN

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas