Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Outras

 
14-11-2022 14:50
Ponta Delgada
CIVISA participa no Seminário Operacional do Exercício AÇOR 22 - Cooperação Civil-Militar em Situações de Crise de Natureza Sismovulcânica

Entre os dias 7 e 10 de novembro decorreu o exercício AÇOR 22, promovido pelo Comando Operacional dos Açores (COA). Este exercício, do tipo CPX (Command Post Exercise – Exercício de Posto de Comando; em gabinete), teve como principal objetivo potenciar o treino das estruturas das Forças Armadas residentes na Região Autónoma dos Açores (RAA) e dos organismos regionais da proteção civil, tendo como cenário a crise sismovulcânica em curso na ilha de São Jorge. O CIVISA, a convite do COA, participou ativamente na fase de planeamento e no decorrer do exercício.

Para encerrar o exercício, no dia 10 de novembro, o COA promoveu um Seminário Operacional subordinado ao tema “Cooperação Civil-Militar em situações de crise de natureza sismovulcânica”, que decorreu nas instalações do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em Ponta Delgada.

O seminário, que se dividiu em três painéis, seguidos de discussão, contou com a presença dos principais responsáveis e entidades envolvidas na gestão da crise sismovulcânica em curso na ilha de São Jorge, bem como das entidades homólogas que intervieram na crise provocada pela erupção do vulcão “La Cumbre Vieja”, na ilha de La Palma, nas Canárias, há cerca de um ano atrás. O seminário teve como objetivo principal, através das diversas apresentações e dos debates que se lhes seguiram, entender de que forma se pode otimizar a cooperação entre as estruturas militares e civis envolvidas em missões de socorro e apoio da população da Região Autónoma dos Açores, em situações de natureza sismovulcânica. 

O Presidente do CIVISA, Professor Doutor Rui Marques, proferiu uma palestra intitulada “A crise sismovulcânica em curso na ilha de São Jorge: caracterização da atividade, recursos projetados para o aumento da capacidade de monitorização e dificuldades identificadas”. Para o Professor Doutor Rui Marques, estes eventos correspondem a momentos de reflexão de elevada importância para avaliar e melhorar procedimentos operacionais entre as várias entidades com responsabilidades na resposta a situações dessa natureza.

O seminário foi encerrado pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, que enalteceu a iniciativa e exortou à continuação do bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido entre as instituições militares e civis que operam no Arquipélago dos Açores.
 


Fontes


COA - Facebook
IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas