Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Batimetria do monte submarino Ahyi (Susan Merle (Oregon State University/NOAA Vents Program)) in FOX NEWS
16-11-2022 12:25
Pacífico
Possível erupção no monte subaquático Ahyi alerta cientistas

O monte submarino Ahyi, localizado no Oceano Pacífico, nas Comunidades das Ilhas Marianas do Norte dos Estados Unidos da América, poderá estar em erupção, contudo, não há confirmação por parte dos investigadores por ser inacessível.

Segundo o United States Geological Survey (USGS), tudo indica que o vulcão entrou em erupção em meados do mês de outubro, quando os sensores hidroacústicos na Ilha Wake começaram a registar sinais consistentes com tal atividade. Em colaboração com investigadores no Taiti, a análise combinada dos sinais com dados de estações sísmicas em Guam e no Japão, sugere que a fonte da atividade seja no monte submarino Ahyi ou nas suas imediações.

Imagens de satélite do dia 6 de novembro mostram a descoloração na superfície do oceano no local do vulcão, como já havia sido observado em períodos de atividade anterior. Enquanto a aquisição dos sinais hidroacústicos estão em curso neste momento, o número de eventos detetados diminuiu nos últimos dias.

Embora não existam estações locais de monitorização perto de Ahyi, o que limita a capacidade de detetar e caracterizar a atividade vulcânica no local, de acordo com o USGS, atualmente não há dados que sugiram que a potencial erupção se intensifique. Contudo, as embarcações são aconselhadas a evitar a área.

A monitorização continua a ser realizada de perto com os dados disponíveis, hidroacústicos, sísmicos e de satélite. O monte submarino Ahyi é um grande vulcão, de forma cónica que se eleva até 137 metros da superfície do mar, a cerca de 18 km a SE da ilha de Farallon de Pajaros (Uracas) nas Marianas do Norte. Pertence ao Arco Vulcânico das Marianas, uma cadeia com mais de 60 vulcões ativos e que se estende por mais de 965 km a oeste e paralelamente à Fossa das Marianas, o ponto mais profundo do mundo.



Fontes


USGS
FOX NEWS

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas