Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Explosão na cratera central no dia 16 de novembro. Foto in @MedioAmbienteSV
18-11-2022 16:45
El Salvador
Incremento de atividade no vulcão Chaparrastique levam autoridades a suspender atividades ao seu redor

Desde o dia 15 de novembro que se tem registado um incremento da atividade no vulcão Chaparrastique, no Departamento de San Miguel, a aproximadamente 15 km a sudeste da cidade de San Miguel, El Salvador.

Até ao momento foram contabilizadas 9 explosões de pequena magnitude ao nível da cratera central, caracterizadas pela emissão de nuvens de gases e cinzas. Ontem, dia 17 de novembro, as autoridades suspenderam as atividades agrícolas, comerciais e turísticas nas proximidades do vulcão e espera-se a queda de cinzas nos municípios mais próximos.

De acordo com o diretor adjunto da Proteção Civil, Fermín Pérez, os possíveis impactos dos produtos destas explosões são ligeiros problemas de saúde para os habitantes devido aos gases emitidos, bem como interrupção e suspensão momentânea do tráfego automóvel e circulação de peões devido à queda de cinzas. Neste sentido, os habitantes dos municípios de San Jorge, Chinameca e San Rafael Oriente são aconselhados a utilizar máscaras de proteção como medida de proteção para evitar a inalação de gases que possam causar problemas respiratórios. 

Tendo em conta possíveis emergências que possam ocorrer nas próximas horas, a Proteção Civil afirma que foram criadas rotas de evacuação para os habitantes das áreas próximas e que foram criados abrigos permanentes.

O vulcão Chaparrastique, também conhecido por San Miguel, com 2130 metros de altura é um dos mais ativos de El Salvador, razão pela qual tem estado sob constante vigilância desde a sua última erupção em 2013.


Fontes


teleSURtv.net
La Prensa Gráfica
Global Volcanism Program

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


quarta-feira, 21 de Maio de 2014
Durante esta semana verificou-se um incremento na sismicidade no Vulcão Chaparrastique (ou Vulcão San Miguel), localizado no sul de El Salvador. As autoridades locais informaram ainda que no dia 19 de Maio ocorreu mesmo um episódio eruptivo explosivo com emissão de cinzas vulcânicas de cor avermelhada.   O Departamento de Protecção Civil nacional emitiu um alerta para o município de San Miguel e, como medidas preventivas, as a...