Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

 
18-11-2022 15:55
Ponta Delgada
IVAR promove palestra sobre projeto de investigação "UPFLOW"

No próximo dia 25 de novembro, pelas 16:30, na sala A.023 do edifício do Complexo Científico do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) promove uma palestra com o tema “Understanding upward mantle flow with ocean bottom seismometer (OBS) data” ("Compreender a ascensão magmática com recurso a estações sísmicas submarinas (OBS)". A palestra irá ser proferida pela Doutora Maria Tsekhmistrenko, investigadora da University College of London.

A sua área de investigação insere-se no domínio da Sismologia Computacional, tendo o seu doutoramento incidido no desenho e implementação de um algoritmo para tomografia sísmica usando grandes conjuntos de dados sísmicos, ao abrigo do projeto RHUM-RUM (Réunion Hotspot and Upper Mantle - Réunions Unterer Mantel). Após ter concluído o seu doutoramento, foi investigadora de Pos-Doc no Dublin Institute for Advance Studies, onde colaborou no projeto SEA-SEIS, para investigar a pluma mantélica da Islândia. Desde 2022 que está na equipa do projeto "UPFLOW" que tem como objetivo estudar a ascensão magmática na região dos Açores. Esta palestra visa mostrar alguns resultados preliminares do projeto.

O projeto "UPFLOW", financiado pelo European Research Council (2021-2026), é um projeto off-shore da região Açores-Madeira-Canária.

Esta iniciativa, aberta a toda a comunidade universitária e ao público em geral, insere-se nas atividades de divulgação científica promovidas pelo IVAR e pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
​​​​


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas