O investigador Adriano Pimentel, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG), participou na recente missão ao vulcão submarino da Serreta, que decorreu entre os dias 5 e 11 de Novembro. As actividades, coordenadas pelo Professor Fernando Barriga do Centro de Recursos Minerais, Mineralogia e Cristalografia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CREMINER), decorreram a bordo do NRP “Almirante Gago Coutinho” do Instituto Hidrográfico, incluídas na quarta fase - Leg 4 - dos trabalhos da Estrutura de Missão de Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).
A missão oceanográfica teve como objectivo explorar o fundo marinho na zona da Crista Submarina da Serreta, a Oeste da ilha Terceira, no local onde decorreu a erupção vulcânica de 1998-2001, utilizando o novo ROV (Remotely Operated Vehicle) português, designado por Luso. Neste contexto, pretendeu-se complementar as observações realizadas em missões anteriores e desenvolver novos trabalhos que permitam contribuir para um maior conhecimento dos processos eruptivos envolvidos no decurso da erupção.
Os trabalhos incluíram a realização de batimetria multifeixe de toda a Crista Submarina da Serreta bem como da área envolvente. Paralelamente, foram efectuados mergulhos com o ROV Luso em locais onde, no decurso da erupção vulcânica, foram avistados balões de lava à superfície do mar. Durante os mergulhos foi realizada a recolha de imagens do fundo submarino onde se identificaram crateras vulcânicas, areias vulcanogénicas, pillow-lavas e depósitos vulcânicos recentes ainda praticamente despidos de comunidades biológicas. Foram também recolhidas diversas amostras para análises laboratoriais.