Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Outras

ESA
13-11-2007 15:00
Ponta Delgada
CVARG participa em Reunião Internacional da ESA

O Centro de Vulcanolgia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores esteve representado pelo investigador Rui Marques no Workshop de utilizadores do Projecto Globvolcano, integrado na Semana Internacional de Perigos Geológicos 2007 que decorreu nas instalações da Agência Espacial Europeia (ESA), em Frascati (Roma), Itália.

 

O projecto Globvolcano é um projecto da ESA dedicado ao estudo de perigos geológicos que tem como objectivo demonstrar a aplicabilidade da tecnologia e dos serviços integrados de Observação da Terra no domínio dos sistemas de alerta precoce de riscos vulcânicos, num conjunto de 16 vulcões seleccionados a nível mundial. Para além de um número alargado de empresas este projecto conta com a participação activa de organizações especificamente mandatadas para o efeito, tais como os observatórios vulcanológicos e a protecção civil. O CVARG, através do seu Observatório Vulcanológico e Sismológico integra este projecto como utilizador, recebendo informação obtida a partir de diversos satélites e contribuindo para a validação da mesma, através do conjunto de dados registados pelos mais variados sensores instalados no terreno que englobam o sistema monitorização vulcânica.

 

Segundo Teresa Ferreira coordenadora deste projecto, a implementação de técnicas de observação espacial nas rotinas de monitorização de diferentes observatórios vulcanológicos, possibilitará obter um conjunto de informação ao nível da deformação crustal, anomalias térmicas superficiais, emissão de gases (SO2) e plumas eruptivas, a qual é crucial durante o acompanhamento da reactivação de qualquer sistema vulcânico, permitindo uma melhor definição de níveis de alerta e uma resposta mais eficaz às entidades de protecção civil.

 

Durante as sessões da Semana Internacional de Perigos Geológicos foram discutidos assuntos relacionados com o uso e aquisição de imagens de satélite, o seu uso para o estudo dos riscos geológicos e as novas demandas da comunidade científica para os produtos derivados da conquista espacial. Para Rui Marques, o uso de imagens provenientes dos satélites que orbitam em torno do planeta Terra e o lançamento dos novos satélites apresentados nesta reunião, cada vez mais sensíveis e de maior resolução, abrem novas perspectivas no que respeita à identificação, monitorização e predição de alguns dos riscos geológicos que têm vindo a assolar o planeta, com interesse particular para aqueles que têm afectado o arquipélago dos Açores.

 

Nesta reunião, estiveram presentes cerca de 250 investigadores de todo o mundo, representando não só centros de investigação mas também os Serviços Geológicos de diferentes países e Serviços Nacionais de Protecção Civil. Entidades de renome mundial como a Agência Espacial Norte Americana (NASA), a Agência Espacial Japonesa (JAXA), a Agência Espacial Italiana (ASI), a Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO), a Organização Mundial dos Observatórios Vulcanológicos (WOVO) e o Instituto de Geofísica e Vulcanologia Italiano (INGV), não perderam a oportunidade de estarem presentes neste congresso de importância mundial.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas