Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Perfis de sonar
27-07-2007 13:00
Ponta Delgada
Missão oceanográfica à Crista Média-Atlântica

Terminou ontem a missão oceanográfica efectuada à Crista Média-Atlântica com o objectivo de se detectarem vestígios de uma possível erupção vulcânica reportada por pescadores no passado dia 20.

 

Os trabalhos envolveram investigadores do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos e do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores que a bordo do navio oceanográfico Arquipélago realizaram vários perfis de sonar na área indicada, sensivelmente a 180 km a sudoeste da ilha do Faial.

 

Apesar de não terem sido observados quaisquer sinais de actividade no período em que decorreu a missão, Teresa Ferreira, coordenadora do Sistema de Vigilância Sismovulcânica dos Açores, referiu que "tal como se verificou na erupção da Serreta, eventos desta natureza caracterizam-se por evidenciar um comportamento irregular, o que pode explicar a ausência de sinais durante as observações". Por outro lado, sublinhou que "é igualmente frequente registar-se a migração dos focos eruptivos ao longo dos sistemas de fractura principais e a simples alteração da profundidade a que se desenvolve uma erupção é suficiente para que as respectivas características se alterem drasticamente".

 

De acordo com a referida investigadora as observações de monitorização vão continuar, sendo possível que se venha a realizar uma nova missão oceanográfica ao local caso se detectem novos indícios de actividade. Segundo Teresa Ferreira não tem sido registada qualquer actividade sísmica associada ao eventual fenómeno que, dada a distância a que pode estar a desenvolver-se, não representa qualquer perigo para as ilhas.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas