Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Outras

 
18-10-2006 13:00
Nápoles, Itália
Universidade participa no exercício de simulação de uma erupção vulcânica no Vesúvio

Com o patrocínio da Comissão Europeia, o Departamento de Protecção Civil Italiano promove esta semana, em Nápoles, um exercício de simulação de uma erupção vulcânica. O cenário criado é o de uma erupção explosiva no Vesúvio e as actividades desenvolver- -se-ão desde os primeiros estádios da reactivação do sistema vulcânico até à fase de evacuação de cerca de 2000 pessoas da área em risco.

 

Este exercício inclui a participação de todas as estruturas de protecção civil italiana e representantes de quatro Estados Membros – Portugal, Espanha, França e Suécia. O grupo português é constituído por elementos do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos. Neste contexto, os investigadores do CVARG, Nicolau Wallenstein e Rita Marques integrarão as equipas de cientistas que irão monitorizar o Vesúvio durante o processo de reactivação do sistema vulcânico.

 

Um dos principais objectivos do simulacro visa testar o Plano de Emergência do Vesúvio e a capacidade de resposta efectiva do sistema de protecção civil. Paralelamente, o exercício porá à prova a eficácia da resposta dos Estados Membros ao activar e colocar em campo o Grupo de Peritos em Vulcanologia (Volcano Expert Team -VET) e o Grupo de Assistência e Apoio Externo (Foreigners Assistance and Support Team (FAST)).



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


 

Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas