Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 17 de agosto às 22:04h, intensidade máxima III na freguesia de UrzelinaCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Adriano Henrique Gonçalves Pimentel

Adriano Pimentel

Técnico Superior do CIVISA / Doutorado


Data de Nascimento


22-12-1979

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado em Biologia/Geologia (ensino de) pela Universidade dos Açores em 2002, Mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos em 2007, também pela Universidade dos Açores, e Doutorado em Geologia, especialidade Vulcanologia, pela mesma instituição em 2016, é atualmente Técnico Superior no CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, desde dezembro de 2011.
 
A sua área de especialização insere-se no domínio da Vulcanologia, dedicando-se em particular à vulcanologia física, vulcanoestratigrafia, petrologia ígnea, modelação de produtos eruptivos e avaliação de perigos geológicos. É autor e coautor de diversas publicações científicas nacionais e internacionais sobre diferentes domínios da Geologia dos Açores, entre vulcanismo explosivo, erupções históricas, magmatismo, geologia marinha e paleomagnetismo. Participou ainda em vários projetos de investigação regionais, nacionais e internacionais nas áreas da Vulcanologia e Perigos Geológicos.

No âmbito da sua colaboração com o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores, é membro integrado regular e faz parte da Unidade Científica de Vulcanologia Física e Magmatismo. Entre dezembro de 2007 e novembro de 2011 foi Bolseiro de Doutoramento do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, medida 3.1.2 do PICT da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, desenvolvendo o projeto “Processos de transporte e deposição de produtos piroclásticos de fluxo nos Açores: implicações para a avaliação dos perigos vulcânicos associados”. De outubro de 2006 a novembro 2007 foi Técnico de 1ª Classe, ao abrigo do projeto PRES 30 (Plano de Ordenamento da Orla Costeira da ilha de Santa Maria). De abril de 2005 a setembro de 2006 foi Bolseiro de Investigação pela Universidade dos Açores, no projeto europeu FORESIGHT (Frequent Observation-driven Realistic Evaluation and Simulation of Interacting Geophysical Hazard Triggers). Exerceu ainda funções como Técnico Profissional de Laboratório de 2ª Classe na área da Vulcanologia entre agosto e dezembro de 2004 e entre outubro de 2002 e dezembro de 2003.

Entre setembro e novembro de 2007 foi Bolseiro de Investigação no CINECA - Consorcio Interuniversitário (Bolonha, Itália), integrado no projeto europeu HPC-Europa, onde recebeu formação em Computação de Alto Desempenho (HPC). De janeiro a julho de 2004 foi Bolseiro de Investigação na University of Bristol (Reino Unido), no âmbito do projeto europeu EU-VDRTN (European Union - Volcano Dynamic Research Training Network), tendo-se dedicado à modelação de lavas traquíticas. No mesmo período, recebeu formação complementar no MVO (Montserrat Volcano Observatory) em técnicas de monitorização de vulcões ativos, nomeadamente em Geofísica, Geoquímica, Geodesia e Ambiental.
 
De setembro de 2001 a agosto de 2002 foi ainda professor estagiário de Ciências da Terra e da Vida e de Ciências Naturais na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada.
 
Em 2009 foi galardoado com o prémio Young Scientist Outstanding Poster Paper (YSOPP) na Assembleia Geral de EGU em Viena, pelo trabalho sobre zonação numérica do perigo de produtos piroclásticos de fluxo nas ilhas do Faial e Terceira.
 
Enquanto membro da UC de Vulcanologia Física e Magmatismo (IVAR) e Técnico Superior do CIVISA participou em diversas campanhas de amostragem nas várias ilhas dos Açores, e em Cabo Verde, missões oceanográficas, acompanhou crises sísmicas e exercícios de simulação de crises sismo-vulcânicas no arquipélago, colaborou na execução de relatórios técnico-científicos e participou em diversas reuniões científicas nacionais e internacionais. 
​​

Data de Ingresso no IVAR


01-10-2002

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação