Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 Ana Isabel Mendes Morais Gomes

Ana Gomes

Colaboradora Externa


Data de Nascimento


08-05-1978

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Geologia (ramo científico) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, obteve o grau de mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos em 2004 e doutorou-se na especialidade de Vulcanologia em 2012, pela Universidade dos Açores. Ao longo do seu processo formativo frequentou vários cursos de especialização nas áreas da petrologia, vulcanologia, sismologia e sistemas de informação geográfica.
 
Em Fevereiro de 2002 iniciou a sua colaboração com o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores, tendo sido Técnica Laboratorial de 2ª Classe no CVARG, bolseira de investigação no âmbito do Projecto Europeu EXPLORIS (Explosive eruption risk and decision support for EU populations threatened by volcanoes) e bolseira de doutoramento da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia do Governo Regional dos Açores. Foi ainda Técnica Superior no Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) de Janeiro de 2012 a Dezembro de 2013.
 
A sua área de especialização situa-se no domínio da Vulcanologia, dedicando-se à vulcanoestratigrafia, à avaliação de perigos geológicos e vulnerabilidades, à análise de riscos geológicos e à monitorização geofísica de aparelhos vulcânicos activos. No âmbito do seu projecto de doutoramento aprofundou conhecimentos na área da génese, desenvolvimento e implantação de escoadas lávicas basálticas, designadamente, no que se refere à modelação de fluxos lávicos e ao estudo da sua morfologia e estrutura interna. Participou em campanhas de cartografia de anomalias geoquímicas (CO2) e de identificação de anomalias térmicas e acompanhou diversas crises sismo-vulcânicas que decorreram no arquipélago dos Açores. Adicionalmente, participou em diversas simulações de crises sismo-vulcânicas na ilha de S. Miguel.
 
É autora de diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais e nacionais da especialidade, assim como de relatórios técnico-científicos realizados para entidades públicas e privadas, e uma das editoras do portal do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores.

Data de Ingresso no IVAR


01-02-2002

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


10%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação