Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 Ana Rita da Costa Paiva da Silva Hipólito

Ana Rita Hipólito

Colaboradora


Data de Nascimento


27-05-1980

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Geologia e Recursos Naturais (ramo científico) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2005) e Mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos em 2009.

 

Em 2002/03 colaborou nas ações intituladas “Geologia no Verão 2002” e “Geologia no Verão 2003”, organizadas pelo projeto Ciência Viva do Ministério da Ciência e da Tecnologia e Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Ainda em 2003, participou, em escavações de Paleontologia, organizadas pela Associação de Paleontologia e Arqueologia “Leonel Trindade” e Câmara Municipal de Torres Vedras, e colaborou, como tarefeira, em campanhas de trabalho destinadas a estudos de micropaleontologia, sob orientação do Prof. Doutor Francisco Fatela, do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em 2005, participou como tarefeira, num Campo de Trabalho inserido no Projecto da Rede Natura 2000 e C.M. de Montemor-o-Novo, desenvolvendo atividades de cartografia geológica, entre outras.


 

Em janeiro de 2006 iniciou a sua colaboração com o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores, auxiliando, até abril do mesmo ano, na monitorização sismo-vulcânica do arquipélago dos Açores, exercendo trabalhos de monitorização sísmica no então SIVISA (Sistema de Vigilância Sismovulcânica dos Açores).
 
De abril de 2006 a maio de 2011 desempenhou tarefas na área de Geoquímica de Gases vulcânicos, no âmbito das atividades de monitorização sismovulcânica do Arquipélago dos Açores, efetuadas pelo  CVARG. Neste contexto desenvolveu trabalhos de cartografia de anomalias térmicas e geoquímicas em áreas de desgaseificação difusa; trabalho laboratorial e levantamentos de campo, incluindo amostragem e análise de gases em fumarolas;
 
De junho de 2011 a maio de 2015 foi bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, desenvolvendo trabalhos relacionados com a neotectónica da ilha Terceira, respetiva avaliação do perigo sísmico e seu enquadramento nos processos tectónicos do segmento ocidental da zona de fronteira de placas Eurásia-Núbia. Encontra-se ainda a desenvolver o projeto de doutoramento.
 
O seu domínio de especialização prende-se com a neotectónica em regiões vulcânicas, tendo realizado o levantamento da cartografia e análise estrutural da ilha Graciosa, no âmbito da tese de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos. De 2006 à atualidade tem colaborado em estudos de avaliação de perigo sísmico inerente a estruturas tectónicas ativas e em trabalhos de cartografia estrutural e paleossismologia nas ilhas de S. Miguel e Terceira e S. Jorge.
 
É autora e co-autora de diversos relatórios técnico-científicos e trabalhos científicos no domínio da neotectónica e geodinâmica do arquipélago dos Açores, paleossismologia e geoquímica de gases vulcânicos, alguns dos quais apresentados em reuniões científicas nacionais e internacionais.
​​​

Data de Ingresso no IVAR


09-01-2005

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação