Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 Arturo Montalvo Garcia

Arturo Montalvo

Colaborador Externo


Data de Nascimento


30-12-1970

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado em Engenharia Electrónica pelo Instituto Tecnológico de Ciudad Madero, no México (1996), é Mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela Universidade dos Açores (2005).

 
A sua área de especialização situa-se no domínio da instrumentação em vulcanologia, dedicando-se em concreto à conceção e desenvolvimento de instrumentação sísmica e manutenção de diversos sistemas de instrumentação para a monitorização vulcânica do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR). Atualmente dedica-se ao desenvolvimento de sistemas informáticos para o registo, processamento e análise de sinais sísmicos.
 
De outubro de 1994 a setembro de 1997 desempenhou funções como pessoal de base na área de Instrumentação Sísmica e Vulcânica do Centro Nacional de Prevención de Desastres de México (CENAPRED), efetuando atividades de conceção, desenho, instalação e manutenção de instrumentação de monitorização vulcânica do CENAPRED.
 
De setembro de 1997 a setembro de 2000 foi responsável da área de Monitorização Vulcânica do CENAPRED, trabalhando nas atividades de vigilância, análise e interpretação da atividade vulcânica; membro do Comité Científico do Vulcão de Colima na área geodésica.

 
Em outubro de 2000 iniciou a sua colaboração com o Centro de Vulcanologia d​e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual IVAR, trabalhando como técnico da rede sísmica até dezembro de 2007, participando em projetos de investigação do Grupo de Sismologia Vulcânica e foi membro do Laboratório de Sismologia Vulcânica.
 
De fevereiro de 2008 até dezembro de 2009 desempenhou funções nas áreas de desenho, construção, instalação e manutenção de uma rede de telemetria sem fios digital para estações de monitorização vulcânica, no âmbito do projeto Exupery-Volcano Fast Response System (VFRS), da responsabilidade do Departamento de Geofísica da Universidade de Hamburgo, Alemanha. Também foi responsável pela manutenção da rede sísmica temporal (2009) de banda larga instalada na ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
 
De janeiro de 2010 até junho de 2012 foi professor de licenciatura em Ciências da Terra da Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas UNICACH, tendo lecionado as disciplinas de Introdução à Geofísica, Sismologia Aplicada e Risco Sísmico. Foi também investigador do Centro de Investigación en Gestión de Riesgos y Cambio Climático (CIGERCC), desempenhando trabalhos de manutenção e instalação de redes de monitorização vulcânica e sísmica, assim como de análise de dados.
 
De setembro de 2012 até à presente data é Técnico Superior do grupo do Serviço de Apoio e Técnicas de Informação e Comunicação (SATIC) do CIVISA e colaborador do IVAR, desempenhando funções de manutenção, reparação, instalação de redes sísmicas, de GPS, de gases e outras relacionadas com a monitorização vulcânica e sísmica do arquipélago. 
 
Em 2013 foi professor convidado no mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos, para o módulo de Instrumentação Sísmica na disciplina Técnicas de Monitorização Geofísica, e em 2014 e 2015 na licenciatura em Proteção Civil e Gestão de Riscos, disciplina de Sismologia, ambos do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores.
 
Desde janeiro de 2015 que é professor convidado na licenciatura em Engenharia Eletrónica e de Computadores do Departamento de Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento da Universidade dos Açores.
​​​​

Data de Ingresso no IVAR


01-10-2000

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


 

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação