Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 17 de agosto às 22:04h, intensidade máxima III na freguesia de UrzelinaCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Catarina Isabel Goulart Fernandes Pereira

Catarina Goulart

Técnica Superior FGF / Mestre


Data de Nascimento


25-05-1978

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Geografia e Planeamento pela Universidade do Minho (2000) e mestre em Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos pela Universidade dos Açores (2005). Foi bolseira de doutoramento pelo Fundo Regional da Ciência e Tecnologia ao abrigo do projeto "A GIS-based tool for geological risk analysis and disaster management", sendo atualmente bolseira de investigação da Fundação Gaspar Furtuoso.

A sua área de especialização situa-se no domínio dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), dedicando-se em concreto à cartografia e bases de dados para a vulcanologia, avaliação de riscos geológicos e gestão dos mecanismos de resposta. Elemento da equipa de SIG (eSIG), detém vários cursos certificados ESRI, num total de mais de 600 horas. Interessa-se por geomática aplicada às situações de emergência e gestão de crises.

Foi coordenadora da área de projecto "Sistemas de Informação Geográfica" do projecto RISCOS (Avaliação de perigos geológicos e delimitação de áreas vulneráveis a considerar em termos de riscos no ordenamento do território da RAA).

Durante o período de licenciatura participou em diversos trabalhos práticos dos quais se destacam, durante o ano de intercâmbio ERASMUS na Univertà degli Studi di Napoli Federico II, na área da sedimentologia, o estudo de processos e dinâmicas dos litorais e mecanismos de proteção e preservação da orla costeira; em geologia marinha, o manuseamento dos instrumentos de recolha de perfis sísmicos do fundo submarino, análise e interpretação dos registos; na fotogeologia, a fotointerpretação de geomorfologia e geologia; assim como diversos estudos nas áreas da física do vulcanismo, vulcanologia e depósitos vulcânicos.

No Centro de Geologia Ambiental, da Universidade dos Açores, realizou tarefas para o Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores e para o Projeto Água, nomeadamente nos trabalhos de campo e elaboração de relatórios relativos à definição de perímetros de proteção às captações de água subterrânea (2000-2001).

Desde 2002 no Centro de Vulcanologia d​e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR)​, tem colaborado em vários projetos, a destacar a Bolsa de Investigação do Projecto Europeu EXPLORIS (Explosive eruption risk and decision support for EU populations threatened by volcanoes, 2002-2006), o Projeto Europeu FORESIGHT (Frequent Observation-driven Realistic Evaluation and Simulation of Interaction of Geophysical Hazard Triggers, 2004-2006) e o Projeto Regional CARIGE (Carta de Riscos Geológicos dos Açores, 2000-2005).

Participa nos exercícios de simulação de crises sismo-vulcânicas e colabora nos trabalhos referentes às crises sísmicas mais recentes.

Data de Ingresso no IVAR


01-02-2002

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação