Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 Jun Okada

Jun Okada

Colaborador externo


Data de Nascimento


24-03-1979

Nacionalidade


Japonesa


Licenciado em Geofísica, tendo efetuado a sua tese de doutoramento em GPS e Geodesia na Faculdade de Ciências da Universidade de Hokkaido (Japão) em 2002. Fez o mestrado na Divisão da Terra e Ciências Planetárias, da Graduate School of Science da Universidade de Hokkaido (Japão) em 2004. Durante esse período participou em vários trabalhos de campo (levantamentos, GPS, gravidade, medições geotérmicas e explorações sísmicas) em vulcões ativos do Japão, incluindo no Monte Usu, em Tokachidake, no Monte Ontake, em Komagatake, na ilha Kozu, e em Unzendake.

Em 2007 obteve o grau de doutor em Geofísica, na Divisão da Terra e Ciências Planetárias, Graduate School of Science da Universidade de Hokkaido (Japão), onde efetuou o estudo comparativo dos processos das intrusões magmáticas do Monte Usu (Japão), do Monte Sta. Helena (USA) e dos Campi Flegrei (Itália).

Entre 2007 e 2008 trabalhou no Instituto de Sismologia e Vulcanologia da Universidade de Hokkaido (Japão), colaborando com o Observatório do Vulcão Usu, dedicado à pesquisa da deformação crustal em vulcões ativos em Hokkaido (Japão). Trabalhou também como professor no Muroran Institute of Technology onde lecionou a cadeira de Ciências da Terra e Geociências do Ambiente.

De setembro de 2008 a dezembro de 2014 realizou o pós-doutoramento em perigos vulcânicos no Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), enquadrando-se a sua área de trabalho na Geodesia, mais especificamente na monitorização de sistemas vulcano-tectónicos ativos nos Açores, estudando a deformação crustal através da aplicação de técnicas geodésicas. O seu trabalho incluiu também a modelação, interpretação e integração dos resultados obtidos para efeitos da avaliação do risco. De fevereiro de 2015 a dezembro de 2015 foi técnico superior do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), continuando o seu trabalho na área da Geodesia.

Atualmente encontra-se a trabalhar no Departamento de Investigação Vulcânica do Instituto de Investigação Meteorológica, da Agência Meteorológica do Japão (Japan Meteorological Agency, JMA), continuando a colaborar com o IVAR.

Data de Ingresso no IVAR


01-09-2008

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


10%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação