Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 17 de agosto às 22:04h, intensidade máxima III na freguesia de UrzelinaCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Paulo Alexandre Pimentel Amaral

Paulo Amaral

Colaborador Externo


Data de Nascimento


20-08-1977

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado em Biologia/Geologia (ensino de) pela Universidade dos Açores, em 2002, Mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela Universidade dos Açores, em 2004, e Doutor em Geologia, especialidade em Vulcanologia, em 2011, pela Universidade dos Açores.

A sua área de especialização situa-se no domínio da caraterização física, mecânica e hidrológica de depósitos vulcânicos e na modelação numérica e analítica de processos hidrológicos de modo a avaliar a estabilidade de vertentes com o recurso a modelos geotécnicos através de métodos de equilíbrio limite. Tem desenvolvido trabalhos na modelação dos fatores desencadeantes com base em modelos probabilísticos, bem como no desenvolvimento de sistemas de aviso e alerta para a ocorrência de movimentos de vertente e cheias rápidas. Tem, ainda, realizado trabalhos no âmbito da monitorização da deformação crustal em sistemas vulcânicos ativos com o recurso à técnica GPS e na monitorização cinemática em vertentes instáveis com o recurso a Estações Totais servo-motorizadas. Ainda no âmbito da monitorização, tem-se dedicado ao estudo da avaliação do regime hídrico do solo de modo a avaliar a os mecanismos geradores de instabilidade geomorfológica.

Em 2011 foi coordenador da Unidade Cientifica de Movimentos de Vertente e Cheias, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), da Universidade dos Açores. Entre 1 de julho de 2006 e 30 junho de 2010 foi Bolseiro de Doutoramento no âmbito do Protocolo entre a Direção Regional da Ciência e Tecnologia e a Universidade dos Açores para a atribuição de Bolsas de Doutoramento. Em 2006 prestou serviços na área de Geodesia aplicada à monitorização de sistemas vulcânicos e de vertentes, tendo sido anteriormente Bolseiro de Investigação pela Universidade dos Açores no âmbito do Projecto Alerta, INTERREG IIIB. Em 2004, recebeu formação complementar avançada em riscos hidro-geomorfológicos no âmbito de um curso de pós graduação, realizado pelo CERG (European Centre on Geomorphological Hazards). O curso intitulado “Living with hydro -geomorphological risks, from theory to practice” decorreu na Faculdade de Geografia da Universidade Louis Pasture, com o apoio do Observatório das Ciências da Terra e da international Association of Geomorphology (IAG). De abril de 2003 a outubro de 2003 prestou serviços na área de monitorização geodésica. Entre outubro de 2002 e abril de 2003 exerceu funções como Técnico Superior Estagiário na Área de Topografia, Proteção Civil, Educação Ambiental, Ordenamento e Planeamento do Território na Câmara Municipal da Povoação. De setembro de 2001 a agosto 2002 foi professor estagiário na Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga, Faial - Açores.

Como membro do Grupo de Riscos Geológicos participou em variadas missões geológicas em diversas ilhas do arquipélago dos Açores para a avaliação da perigosidade/risco de movimentos de vertente e cheias rápidas, prestando acessória técnico-científica ao SRPCBA e ao Governo Regional dos Açores. Tem também colaborado em ações de proteção civil, bem como em exercícios de simulação de crises sismo-vulcânicas e eventos de instabilidade hidro-goemorfológica.

Data de Ingresso no IVAR


01-04-2003

Data de Saída do IVAR


31-12-2020

Tempo de Afetação


10%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação