Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 Paulo Alexandre Pimentel Amaral

Paulo Amaral

Colaborador Externo


Data de Nascimento


20-08-1977

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado em Biologia/Geologia (ensino de) pela Universidade dos Açores, em 2002, Mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela Universidade dos Açores, em 2004, e Doutor em Geologia, especialidade em Vulcanologia, em 2011, pela Universidade dos Açores.

A sua área de especialização situa-se no domínio da caraterização física, mecânica e hidrológica de depósitos vulcânicos e na modelação numérica e analítica de processos hidrológicos de modo a avaliar a estabilidade de vertentes com o recurso a modelos geotécnicos através de métodos de equilíbrio limite. Tem desenvolvido trabalhos na modelação dos fatores desencadeantes com base em modelos probabilísticos, bem como no desenvolvimento de sistemas de aviso e alerta para a ocorrência de movimentos de vertente e cheias rápidas. Tem, ainda, realizado trabalhos no âmbito da monitorização da deformação crustal em sistemas vulcânicos ativos com o recurso à técnica GPS e na monitorização cinemática em vertentes instáveis com o recurso a Estações Totais servo-motorizadas. Ainda no âmbito da monitorização, tem-se dedicado ao estudo da avaliação do regime hídrico do solo de modo a avaliar a os mecanismos geradores de instabilidade geomorfológica.

Em 2011 foi coordenador da Unidade Cientifica de Movimentos de Vertente e Cheias, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), da Universidade dos Açores. Entre 1 de julho de 2006 e 30 junho de 2010 foi Bolseiro de Doutoramento no âmbito do Protocolo entre a Direção Regional da Ciência e Tecnologia e a Universidade dos Açores para a atribuição de Bolsas de Doutoramento. Em 2006 prestou serviços na área de Geodesia aplicada à monitorização de sistemas vulcânicos e de vertentes, tendo sido anteriormente Bolseiro de Investigação pela Universidade dos Açores no âmbito do Projecto Alerta, INTERREG IIIB. Em 2004, recebeu formação complementar avançada em riscos hidro-geomorfológicos no âmbito de um curso de pós graduação, realizado pelo CERG (European Centre on Geomorphological Hazards). O curso intitulado “Living with hydro -geomorphological risks, from theory to practice” decorreu na Faculdade de Geografia da Universidade Louis Pasture, com o apoio do Observatório das Ciências da Terra e da international Association of Geomorphology (IAG). De abril de 2003 a outubro de 2003 prestou serviços na área de monitorização geodésica. Entre outubro de 2002 e abril de 2003 exerceu funções como Técnico Superior Estagiário na Área de Topografia, Proteção Civil, Educação Ambiental, Ordenamento e Planeamento do Território na Câmara Municipal da Povoação. De setembro de 2001 a agosto 2002 foi professor estagiário na Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga, Faial - Açores.

Como membro do Grupo de Riscos Geológicos participou em variadas missões geológicas em diversas ilhas do arquipélago dos Açores para a avaliação da perigosidade/risco de movimentos de vertente e cheias rápidas, prestando acessória técnico-científica ao SRPCBA e ao Governo Regional dos Açores. Tem também colaborado em ações de proteção civil, bem como em exercícios de simulação de crises sismo-vulcânicas e eventos de instabilidade hidro-goemorfológica.

Data de Ingresso no IVAR


01-04-2003

Data de Saída do IVAR


31-12-2020

Tempo de Afetação


10%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação