Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 Ricardo Alexandre Dias dos Santos Camarinho

Ricardo Camarinho

Investigador Júnior / Doutorado


Data de Nascimento


22-08-1983

Nacionalidade


Portuguesa


​Licenciado em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte em 2006 e Mestre em Ciências Biomédicas na Universidade dos Açores em 2011.
 
Em janeiro de 2010 iniciou no Departamento de Biologia da Universidade dos Açores a sua atividade como bolseiro de iniciação à investigação científica, que terminou em dezembro de 2011. Em janeiro de 2012 iniciou um plano de trabalhos em regime Estagiar-L, ao serviço da Universidade dos Açores.
 
Em setembro de 2012 iniciou a sua colaboração como bolseiro e técnico do projeto BioAir. O projeto BioAir encontra-se inserido no âmbito do IVAR devido à sua vertente de monitorização e biomonitorização de poluentes de origem vulcânica.
 
Inicia a 1 de outubro o plano de trabalhos da bolsa de doutoramento com o título: "Understanding the respiratory effects of volcanogenic air pollution: a toxicogenomic approach" inserindo-se na diretiva da avaliação de risco do IVAR.
 
O seu domínio de especialização é a Histologia e a Ecotoxicologia, tendo, desde sempre, prestado apoio em vários estudos científicos, teses de Mestrado e Doutoramento, pelo que conta, para já, com vários agradecimentos nos mais diversos trabalhos.
 
Autor de quatro artigos publicados em revistas com fator de impacto, dentro do âmbito e diretivas do IVAR.​​​


Data de Ingresso no IVAR


01-09-2012

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação