Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 Joana Filipa Carvalho Medeiros

Joana Medeiros

Técnica Superior do CIVISA / Mestre


Data de Nascimento


07-04-1993

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Proteção Civil e Gestão de Riscos, pela Universidade dos Açores (2015), e mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos na Universidade dos Açores (2018).
 
Em setembro de 2015 iniciou a sua colaboração com o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), na Unidade Científica de Riscos e Planeamento de Emergência.
 
Desde abril de 2017 é técnica superior do CIVISA, prestanto serviço no Centro de Operações de Emergência (COE), estrutura responsável pela integração de todos os dados obtidos através das redes de monitorização geridas pelo CIVISA (geofísica, geodética, geoquímica e ambiental) no âmbito da vigilância dos perigos geológicos existentes na Região Autónoma dos Açores e no Atlântico, e pela sua ligação ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e demais autoridades de proteção civil. No âmbito da Gestão de Crises e Mecanismos de Resposta, tem acompanhado crises sísmicas e sismovulcânicas, bem como participado em exercícios de gabinete e de campo, envolvendo a simulação de catástrofes, designadamente erupções vulcânicas e terramotos, bem como fenómenos associados, e na elaboração de planos de emergência para o desenvolvimento de ações de proteção civil.
 
Durante o mês de agosto de 2013 integrou a equipa do Centro de Aquisição de Dados do CIVISA, exercendo funções em regime de turnos no âmbito da vigilância sismovulcânica dos Açores, cujas atividades envolveram o acompanhamento das tarefas de monitorização geofísica, geodésica, geoquímica e ambiental.
 
Foi estagiária do CIVISA de 1 de outubro de 2015 a 31 de março de 2017 ao abrigo do programa Estagiar L.​ ​​

Data de Ingresso no IVAR


15-09-2015

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação