Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 17 de agosto às 22:04h, intensidade máxima III na freguesia de UrzelinaCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Rafael Melo Branco

Rafael Branco

Técnico Superior do CIVISA


Data de Nascimento


25-04-1994

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado em Proteção Civil e Gestão de Riscos, pela Universidade dos Açores (2015). Frequenta, presentemente, o Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos na Universidade dos Açores.

Desde julho de 2017 é técnico superior do CIVISA, colaborando com a Unidade Científica de Hidrogeologia e Geologia Ambiental, do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), realizando trabalhos quer de âmbito laboratorial no grupo de Hidrogeoquímica (titulações, cromatografia iónica, potenciometria, espetrometria de absorção atómica), mas também técnicas de determinações geoquímicas e recolha de amostras de água no campo, nomeadamente nos sistemas vulcânicos dos Açores onde se localizam os lagos vulcânicos.

Durante o mês de agosto de 2013 integrou a equipa do Centro de Aquisição de Dados do CIVISA, exercendo funções em regime de turnos no âmbito da vigilância sismovulcânica dos Açores, cujas atividades envolveram o acompanhamento das tarefas de monitorização geofísica, geodésica, geoquímica e ambiental.

Colaborou também, durante o mês de agosto de 2015, nas Campanhas de GNSS na ilha de São Miguel. 

Foi estagiário do CIVISA de 1 de janeiro de 2016 e 31 de junho de 2017 ao abrigo do programa Estagiar L.


Data de Ingresso no IVAR


01-01-2016

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação