Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 17 de agosto às 22:04h, intensidade máxima III na freguesia de UrzelinaCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Rui Filipe Fagundes Silva

Rui Silva

Bolseiro de Doutoramento FCT


Data de Nascimento


12-12-1994

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado em Proteção Civil e Gestão de Riscos pela Universidade dos Açores (2015) e mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos na Universidade dos Açores (2018), é atualmente estudante de doutoramento em Geologia (especialidade de Riscos Geológicos) com uma bolsa atribuída pela FCT.

De 2017 a 2021 desempenhou funções de técnico superior do CIVISA, prestando serviço na Unidade Científica Operacional de Hidrometereologia, onde desenvolveu trabalhos relacionados com a manutenção das redes de monitorização hidrometeorológicas; realização de campanhas e processamento de dados de monitorização geodésica com recurso a Estação Total; caracterização física, mecânica e hidrológica de materiais; análise da suscetibilidade de movimentos de vertente recorrendo a modelos numéricos estatísticos/probabilísticos; monitorização hidrometeorológica; e monitorização cinemática e piezométrica de taludes instáveis.

Em junho de 2016 participou no curso internacional de pós-graduação "Landslides and other Geological Hazards in Active Volcanic Environments”, inserido no programa FORM-OSE (European Training Programme on Risk Sciences) organizado pelo CERG (European Centre on Geomorphological Hazards), CIVISA e Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa onde adquiriu formação complementar avançada teórico-prática.

Foi estagiário do CIVISA de 1 de outubro de 2015 a 31 de março de 2017, ao abrigo do programa Estagiar L.

Em setembro de 2015 iniciou a sua colaboração com o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), na Unidade Científica de Movimentos de Vertente e Cheias. Como membro desta unidade participou em várias missões geológicas para a análise da perigosidade/risco de movimentos de vertente, elaboração de Planos de Emergência (PME’s), ações de proteção civil e em exercícios de simulação de eventos de instabilidade hidro-geomorfológica.

Em resultado das atividades que tem desenvolvido é autor e coautor de inúmeros de relatórios técnico-científicos e de vários trabalhos científicos apresentados em reuniões nacionais e internacionais, alguns dos quais publicados em revistas indexadas com arbitragem.

Data de Ingresso no IVAR


15-09-2015

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação