Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 17 de agosto às 22:04h, intensidade máxima III na freguesia de UrzelinaCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Sandro Branquinho Matos

Sandro Matos

Bolseiro de Doutoramento FCT


Data de Nascimento


22-06-1976

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado em Proteção Civil e Gestão de Riscos pela Universidade dos Açores (2015) e mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos na Universidade dos Açores (2019).
 
Desde dezembro de 2016 é bolseiro Técnico de Investigação pela Fundação Gaspar Frutuoso desempenhando funções na Unidades Científica de Vulcanologia Física e Magmatismo, onde desenvolve trabalhos relacionados com a operação e manutenção da estação de Infrassons IS42: análise de sinais e dados de infrassons associados a atividade vulcânica, sismos, explosões nucleares na atmosfera e outros eventos extremos, quer naturais quer antropogénicos; análise e processamento de dados do Sistema Internacional Monitorização (IMS) e análise de produtos do Centro Internacional de Dados (IDC) da CTBTO; análise e processamento de dados de infrassons através de aplicações várias no pacote NDCiaB, tais como VDMS®, Diva®, GPMC®, Geotool®, ou Seiscomp3®; e análise de eventos baseados na IRED (Infrasound Reference Event Database) da IDC-CTBTO.

Desde 2017 participou em várias formações no âmbito de NDC Capacity Building: NDC Pilot Infrasound Data Analysis; NDC Waveform Analyst; e Access and Application of IMS Data and IDC Products, adquirindo formação teórico-prática complementar avançada.

Na área da Deteção Remota, possui formações no âmbito da NASA Applied Remote Sensing: Disasters Scenarios; Investigating Time Series of Satellite Imagery; Advanced Technics for Wildfire Detection & Monitoring; Monitoring Urban Floods; e  Advanced Radar Remote Sensing for Land, Water, & Disaster Applications.

Técnico Especializado em Sistemas de Informação Geográfica, detendo várias certificações ESRI, formação técnica em Informática, com certificação CISCO CCNA 640-802, DCBTI, bem como competências pedagógicas como formador (CPP) entre outras.
 
Em fevereiro de 2016 iniciou a sua colaboração com o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), no apoio ao desenvolvimento de projetos de investigação na área da monitorização por infrassons.​​

Data de Ingresso no IVAR


15-02-2016

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação