Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Painéis ► em encontros nacionais

 

Referência Bibliográfica


COUTINHO, R., PACHECO, J. (1998) - Caracterização de Alguns Movimentos de Massa Provocados pelo Sismo de 9 de Julho de 1998 na Ilha do Faial. (Poster)

Resumo


​​No dia 9 de Julho de 1998, às 5:19 horas, ocorreu um sismo de magnitude 5,8 (Md) com epicentro a 17 Km a NE da cidade da Horta na ilha do Faial, cuja intensidade máxima foi de VIII (Escala de Mercalli Modificada). Além deste evento ocorreram várias réplicas de menor intensidade, tendo a maior atingido o grau V-VI (Escala de Mercalli Modificada).
O Sismo provocou oito mortos e estragos significativos no parque habitacional e redes viária, de abastecimento de água, energia e de telecomunicações. Além destes danos há a registar a ocorrência de muitos movimentos de massa na área do vulcão central, vulgarmente conhecido por Caldeira, arribas costeiras e escarpas de falha.
O movimento de massa com maior expressão ocorreu no bordo norte da Caldeira numa zona conhecida por Alto do Chão ou Risco, com uma extensão de cerca de 1,2 Km, uma espessura máxima estimada em 15 m e larguras que variam entre 25 e 150 m. O depósito, do tipo Debris Flow/ Debris Avalanche, resultou do transporte de material de cotas mais elevadas que provocou a instabilidade e colapso das margens das ribeira. É contituído por materiais piroclásticos diversos e por uma grande quantidade de material lenhoso proveniente de pequenos arbustos e de árvores de grande porte que, em alguns locais, não foram arrancadas mas ficaram com uma disposição que poderá produzir o efeito de barragem.
Na zona do Alto do Chão, as 8 nascentes captadas pela Câmara Municipal da Horta para abastecimento das populações, ficaram soterradas ou parcialmente afectadas. Este grupo de nascentes atingia um caudal superior a 8 I/s, nos períodos de maior recarga dos aquíferos.
O reconhecimento da bacia hidrográfica onde se verificou o movimento de massa permitiu identificar a Ribeira Funda como sendo o curso de água para onde poderão fluir os produtos resultantes do movimento de massa. Atendendo ao perigo que esta situação encerra, recomendou-se a desobstrução do leito da ribeira nos locais em que tal fosse possível. Uma situação extrema pode obrigar à evacuação de algumas habitações na Zo​na da Ribeira Funda.

Observações


Anexos