Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Teses ► Mestrado

 

Referência Bibliográfica


FERREIRA, M.R. (2013) - Património geológico da ilha do Porto Santo e ilhéus adjacentes (Madeira): Inventariação, avaliação e valorização como contributo para a Geoconservação. Dissertação​ de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos, Universidade dos Açores, 198 p.​

Resumo


​A ilha do Porto Santo, formada durante o Miocénico, apresenta um vasto conjunto de valores naturais geológicos, herdados ao longo das suas várias fases de desenvolvimento, onde importantes processos erosivos e sedimentares também tiveram lugar. Resultou de processos magmáticos, marinhos tropicais e da última glaciação e é a confluência dos aspetos associados a estas três heranças geológicas que confere a Porto Santo elevada geodiversidade.
Neste contexto, e devido ao património geológico do Porto Santo ser ainda pouco conhecido, a presente dissertação de mestrado pretende contribuir para o conhecimento da geodiversidade da ilha, definindo-se os locais com interesse geológico, através da identificação, caracterização e avaliação dos mesmos, com posterior produção de material de divulgação e de valorização. Dos 20 locais com interesse geológico analisados selecionaram-se 16 pelo seu interesse científico, didático e/ou turístico. Destes, 4 geossítios apresentam um nível urgente no que concerne à prioridade de proteção.

Observações


Anexos